A atividade física regular promove boa saúde geral, reduz o risco de desenvolver muitas doenças e ajuda a viver uma vida mais longa e saudável. Para muitos de nós, “exercício” significa caminhar, fazer jogging, trabalho em esteira, ou outras atividades que recebem o coração bombeando.
Quando se pensa em longevidade, nem sempre o treinamento de força (musculação) é considerado para aumentar a longevidade, mas um novo estudo da Faculdade de Medicina Penn State avaliou e monitorou um grupo de adultos durante 15 anos e descobriu que aqueles que se exercitavam com pesos tinha uma chance muito menor de morrer, quando comparados com aqueles que não treinavam com pesos.
Porquê o treino de força funciona?
A partir dos 30 anos de idade a maioria das pessoas vai perder cerca de um quarto de sua força muscular até os 70 anos e metade dela até os anos 90. “Apenas fazer exercício aeróbio não é adequado”, diz o Dr. Robert Schreiber, médico-chefe Na Hebrew SeniorLife e um instrutor em medicina na Harvard Medical School. “A menos que você esteja fazendo treinamento de força, você se tornará mais fraco e menos funcional.”
No estudo em questão os avaliados foram avaliados e mesmo quando ajustavam fatores como IMC alerado, condições crônicas como diabetes e hipertensão, e hábitos como atividade física total, consumo de álcool e o tabagismo, ainda sim o treino com pesos estava associado a uma redução de 19 por cento do risco de morte.
“O treinamento de força pode mantê-lo ativo e independente em sua velhice” – diz estudo autor Jennifer Kraschnewski, M.D. “Não só fortalecendo os músculos, resultando em melhor resistência e equilíbrio, mas também aumenta a sua densidade óssea”.
Juntos, esses fatores reduzem o risco de quedas e fraturas – principais causas de incapacidade para pessoas mais velhas.
Além disso, você vai queimar mais calorias ao longo do dia apenas por ter mais massa muscular em seu corpo, o que ajuda você a manter um peso saudável.
Então, se você já faz treino de força, não largue os pesos!!
É considerado treino de força qualquer atividade que envolva exercício contra a resistência isso inclua a musculação tradicional, o treinamento funcional, os levantamentos olímpicos, exercícios com elásticos e até com peso corporal, todas excelentes opções se realizados corretamente.
Quer começar?
O treinamento de força pode ser seguro para qualquer pessoa, mas se você tiver mais de 65 anos e estiver inativo, fale com seu médico sobre quaisquer precauções especiais que você deva tomar e mencione isso ao seu instrutor. Considere contratar um profissional qualificado para criar um programa que leve em consideração a sua condição física atual.
E não use a idade como desculpa, nunca é tarde para começar, adultos em idade avançada que começam o treino com pesos conseguem atingir níveis de força comparado a pessoas 2 ou 3 décadas mais jovens!
Um exemplo disso é o modelo chinês Deshun Wang de 80 anos que comecou a fazer musculação as 65 e hoje aos 80 encontra-se com um condicionamento físico invejável que o tornou sex-symboll aos 80 anos.
Vamos começar a malhar?
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Conheça a Viiva Assessoria Esportiva
Referência:
Is strength training associated with mortality benefits? A 15year cohort study of US older adults
Deixe um comentário