O campeão do Verão surge no Inverno! – Porquê o treino de base é importante

Muitos atletas negligenciam o treino de BASE, mas sem ele é impossível construir o máximo de sua performance. No vídeo de hoje o treinador Rodrigo Langeani explica a importância do treinamento de base e como ele deve ser incluído em seu treinamento.

Por pressa ou desinformação muitos deixam de fazer o trabalho de base corretamente e acabam não desenvolvendo totalmente o seu condicionamento físico.

O período de base caracteriza-se por um período de treinamento onde a ênfase do treinamento está no desenvolvimento das capacidades físicas básicas como o Endurance (ou resistência), Força e Velocidade. O tamanho da ênfase em cada capacidade física básica depende tanto dos pontos fracos do atleta como das demandas das provas que ele irá enfrentar mais pra frente.

Para os atletas de endurance o trabalho normalmente envolve a priorização do desenvolvimento do Endurance através de trabalhos de baixa intensidade e um volume um pouco maior de treino.

Mas com as novas técnicas de treinamento é possivel desenvolver a Endurance através de treinos estruturados sem exigir tanto tempo de treino dos atletas. Para os mountain bikers, é muito interessante incluir um trabalho de força paralelo ao desenvolvimento do endurance.

Mais informações sobre o treinamento de base

A importância do treinamento de basehttps://viivaassessoria.com/a-importa…

Sua rotina de treinos condiz com sua realidade?https://viivaassessoria.com/a-sua-rot…

Sobre a Viiva Assessoria Esportiva

A Viiva Assessoria é uma assessoria esportiva especializada em treinamento de atletas amadores para Provas de Triathlon e Mountain Bike. Já ajudamos a centenas de atletas em vários lugares do brasil a atingirem os seus objetivos esportivos.

Quer saber mais, conheça! – https://viivaassessoria.com/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “O campeão do Verão surge no Inverno! – Porquê o treino de base é importante”

  1. Avatar de FRANCISCO JOSÉ DIAS DE ANDRADE
    FRANCISCO JOSÉ DIAS DE ANDRADE

    Rodrigo boa noite . Meu amigo, eu faço duathlon e gosto muitoooo , mais estou voltando por causa de uma lesão que sofri no joelho algum tempo e estou melhor . Mias os meus treinos de base consiste em : durante a semana eu faço treino no rolo porque aonde moro as ruas são perigosas durante a semana e final de semana faço treino longo de bike e corrida na Rua porque o transito está bem mais calmo . a minha corrida faço de 20 a 25′ e bike rodo e 60′ a 80′ com rotação de 80 a 90 Rpm por enquanto. E faço musculação duas a tres vezes por semana inclusive nos finais de semana sabado e domingo e quartas feiras. Rodrigo gostaria de sua opinião quanto a este meu treino . Ficaria muito grato em ouvir a sua opinião que par mim é muito importante.
    Grande abraço e te sigo na Internet.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Francisco, obrigado pelo seu contato.
      É dificil avaliar à distância sem levar em consideração a intensidade na qual faz as atividades, seus objetivos e a resposta do seu organismo ao treino realizado. Essa rotina de treinos para um atleta treinado pode ser boa, para outros pode ser demasiada.
      Outro ponto importante é a progressão de carga, se ficar fazendo sempre os mesmos treinos, com o tempo o organismo se estagna ou até piora.
      Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *