A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o mínio de 150min de exercício por semana para reduzir os riscos de sofrer uma doença cardiovascular. A organização afirma que fazer mais exercício é melhor ainda, recomendando como saudável até 90min por dia.
Para um atleta ativo 150min (na semana) de exercício pode parecer pouco. Algo como correr 30min em 5 dias por semana. Nada demais, não é mesmo?
Mas para a grande maioria das pessoas, que é sedentária, isso pode parecer muito e ao invés de motivar, desmotiva alguns de sequer começarem a se exercitar e com isso não aproveitar os benefícios do exercício.
E esse é a maior dificuldade que nós como treinadores temos de ajudar as pessoas.
A boa notícia vem de um estudo intitulado Minimum amount of physical activity for reduced mortality and extended life expectancy (em português algo como A Quantidade mínima para reduzir a mortalidade e aumentar a expectativa de vida). O estudo de um grupo de pesquisadores asiáticos, avaliou um grande número de pessoas ao longo de vários anos e percebeu que mesmo aqueles que só se exercitavam 15min por dia, já experimentavam uma redução significativa da mortalidade.
Isso é uma noticia que tem um peso importante para incentivar um número maior de pessoas à praticarem atividade física. Essa notícia traz a chancela para flexibilizar os programas de exercícios para trazer mais pessoas para as atividades físicas.
Imagino que a criação de programas de atividade física para iniciantes com durações reduzidas de até 20min, possam atrair mais e mais pessoas.
E minha experiência como treinador mostra que depois de começar a praticar exercício físico, as pessoas tomam gosto por treinar pois sentem na pele os benefícios que o exercício traz para às suas vidas. E aí fica mais fácil depois de um tempo, passar a treinar mais, já que os benefícios aumentam a medida que aumentamos a quantidade de exercício praticada.
Com 15min por dia, a pessoa já se beneficia de uma redução de 14% na taxa de mortalidade e aumenta em 3 anos a sua expectativa de vida. A partir daí, a cada 15min adicionais de exercício por dia reduzimos em 4% a taxa de mortalidade e em 1% os riscos de morrer por câncer. Essa crescente vai até os 90min diários, a partir daí os benefícios passam a não ser tão significativos assim.
Minha recomendação de exercícios
Para os iniciantes, o importante é se mexer. E cada saída de casa conta. Uma ida ao supermercado caminhando conta como exercício, subir as escadas ao invés do elevador, também conta. E pequenos esforços ao longo do dia podem ser somados para atingir a meta diária de exercício.
E aí, vamos treinar?
Conheça nossa Assessoria Esportiva
Deixe um comentário