Começar a treinar é muito gostoso, com pouco tempo passamos a sentir mais disposição, vemos nosso corpo mudar, fazemos novos amigos. É um mundo novo. Porém na hora de escolher os acessórios, bate aquela insegurança.
Hoje temos tantos produtos diferentes no mercado, que ao invés de ajudar, atrapalha nossa escolha. E a escolha se torna praticamente difícil quando temos que escolher os dispositivos eletrônicos para treinar (GPS, Monitor Cardíaco, ciclocomputador, relógio esportivo…..).
Monitores Cardíacos, GPS e Relógios Esportivos, para que servem?
Todas essas ferramentas servem apenas para uma coisa, controlar o seu treinamento. No começo controlávamos nosso treinamento apenas com o tempo. Mas aos poucos surgiram monitores de frequência cardíaca e dispositivos GPS, que também ofereciam as funções dos relógios esportivos (cronômetro, timer, alarmes sonoros).
Numa próxima geração surgiram dispositivos que integraram todos esses recursos em um dispositivo só, permitindo que o controle do treinamento ficasse bem mais preciso e eficiente. Hoje a evolução maior, se trata desses aparelhos que se conectam por WIFI ou Bluetooth aos nossos computadores e celulares para que possamos acompanhar nossos treinos através de um aplicativo específico.
Como escolher? O que eu realmente preciso?
A resposta para essas questões não é tão simples assim, mas vou dar algumas dicas para te ajudar. Ressalto que existem muitos outros modelos no mercado, mas vou recomendar com base nos dispositivos que eu conheço de perto e já utilizei.
Para os Corredores
Para os corredores, um relógio com GPS facilita muito o treinamento, além de ser muito gostoso poder medir e comparar as suas corridas e enxergar a sua evolução. Para aqueles que querem levar o treinamento a sério, recomendo um GPS com monitor cardíaco e cadência de passadas.
Para o Iniciante:
Considero a melhor opção para o iniciante o relógio Garmin Forerrunner 235, que apesar de ser um relógio que foi lançado há alguns anos, mas oferece um custo benefício excelente. Com ele é possível controlar suas corridas através do GPS, monitorar a sua FC, cadência de passadas, oscilação vertical e ainda enviar suas atividades para as principais plataformas de treinamento.
Para os Corredores Sérios:
Para a galera que corre sério e está realmente preocupada com a sua performance, minha indicação é o Garmin Foreruner 245 Music. Esse já oferece todos os recursos de treinamento de corrida, além do monitoramento cardíaco. Destaques desse modelo ficam por conta do monitoramento de cadência de passadas, sua tela colorida touch e sua integração com o Garmin Connect e a plataforma Training Peaks.
Mas o recurso mais legal desse relógio é poder armazenar músicas e transmitir via bluetooth para o seu fone de ouvido, algo muito legal para quem gosta de correr com música!
E para os corredores de montanha indico o Garmin Fenix 6.
Para quem quer gastar pouco:
Para os que não querem gastar a melhor opção é usar o aplicativo Strava ou Runtastic, com uma fita de monitor cardíaco Bluetooth e um Foot Pood. Atualmente no mercado nacional, recomendo a cinta All4One, que na data da publicação desse artigo era a mais barata do mercado.
Para os ciclistas
Ciclista Iniciante:
Para o ciclista iniciante, recomendo o Garming Edge 520 ou Garmin EDGE 530. Oferecido na versão simples (apenas o GPS) e na versão combo com o sensor de velocidade e a cinta de monitor cardíaco. Se couber no orçamento compre a versão completa.
Para o Ciclista Avançado:
Para quem está preocupado com a performance. Recomendo adquirir um GPS mais avançado como o Garmin Edge 830 (ou Edge 1030) e utilizá-lo com um medidor de potência. Assim conseguimos o melhor monotonamente e acompanhamento dos treinos. Dentre os medidores de potência destaco o Garmin Vector (atualmente apenas para bicicletas de estrada), o PowerTap, o Stages e o Quarq.
Para quem quer gastar pouco:
Para quem quer gastar pouco, de novo o mais interessante é utilizar o aplicativo Strava. Se você não sabe usar o Strava, leia o nosso guia para o Strava.
Nadadores:
Os nadadores também passaram a poder treinar com mais recursos.
Iniciante:
Para os iniciantes, recomendo o relógio Garmin Swim, a um preço acessível e com as principais funções. A desvantagem do modelo é que ele não serve para os nadadores de águas abertas, apenas para os nadadores de piscina.
Para Nadadores Avançados ou Nadadores de Águas abertas:
Para esses nadadores indico os modelos Garmin Forerunner 935xt, Garmin Fenix 5 plus ou 6 e o Suunto Ambit (2 e 3). Todos eles oferecem cadência de braçadas, velocidade, distância, mas apenas o Suunto Ambit permite utilizar o monitor cardíaco dentro d’água.
Atletas Multi-esporte (triatletas, corredores de aventura)
Para os triatletas e corredores de aventura as melhores opções hoje são os relógios Suunto 3 Black, o Garmin Forerunner 935xt, o Garmin Fenix 5 e o Polar V800.
Esses relógios reinem recursos para várias modalidades além do monitoramento cardíaco, GPS, gasto calórico e conexão sem fio ao celular e computador.
Para quem quer gastar pouco:
Para quem quer gastar pouco dá pra utilizar o celular e os APPs de treinamento com uma cinta de monitor cardíaco bluetooth e um sensor de velocidade para a bike (bluetooth), apenas a natação que não oferece nenhum recurso de treinamento a menos de R$900,00.
Deixe um comentário