A Shimano atualiza um dos seus grupos mas populares para MTB, o Shimano XT. O grupo que começa a chegar as lojas brasileiras estará disponível em 3 configurações 1×11, 2×11 e 3×11. Segundo Tim Gerrits, gerente de produtos da marca na europa, “o Grupo Shimano Deore XT representa a essência do mountain bike”.
O Grupo Shimano Deore XT representa a essência do mountain bike”, comenta Tim Gerrits, gerente de produtos na Europa, responsável pelo desenvolvimento do novo grupo Deore XT M8000.
Agora com 11 velocidades o DEORE XT M8000 promete ser mais robusto, dinâmico e subir o nível dos equipamentos de MTB. O grupo promete atender todos os atletas de MTB (XC, Enduro e o atleta recreacional)
Para mim esse é um dos melhores grupos do mercado.
Maior amplitude de marchas
Assim como XTR o XTM8000 oferece a opção de ser usado com 1, 2 ou 3 coroas, atendendo a preferência de todos os bikers.
O cassete de 11 velocidades tem os “pulos” entre uma marcha e outra otimizados para garantir a maxima eficiência nas mudanças.
O grupo irá oferecer cassetes 11-40 e 11-42
Novos pedivelas DEORE XT: opções para todo o terreno
O pedivela de 2x estará disponível em 34-24T ou 36-26T, já o de 3 velocidades estará disponível com 40x30x22t
Outra novidade é a largura dos cubos será de 148mm OLD (Overlock Nut Dimension).
Reduzindo as quedas de corrente
Para aqueles que optarem por 1×11 poderão experimentar as coroas com a tecnologia hooked teeth, que já eram disponíveis no XTR. Essa ecologia promete aumentar as forças de retenção entre a corrente e a coroa em 150% o que também melhora a duração da corrente.
Novo movimento central: mais leve e resistente
Com um novo sistema de rolamentos (menores e mais leves!) o sistema HOLLOWTECH II press-fit (BB-MT800-PA) foi atualizado.
Com esferas menores nos rolamentos o atrito diminui e a eficiência aumenta.
Cambios: projetados para uma mudança mais suave
A SHIMANO afirma que tanto os cambios dianteiros como traseiros receberam grandes mudanças. Um perfil mais fino, novo ângulo de trabalho para produzir mudanças mais suaves e eficientes mesmo sob condições extremas.
A tecnologia SHADOW RD+ será mantida.
Novos mudadores
Com uma textura diferente as alavancas de cambio prometem melhorar a estética e a ergonomia do grupo.
Um novo sistema de cabos promete diminuir em 20% o esforço da troca de marchas.
Freios novos
Capazes de acomodar rotores de 140 a 203mm e de atuar com diferentes tipos de pastilhas de freios, os novos freios XT prometem manter a excelente eficiência de frenangem com um design mais limpo e leve.
As rodas e aros também foram reprojetados.
As melhorias das rodas podem ser resumidas em 2 pontos, leveza e durabilidade.
As rodas Shimano XT estarão disponíveis em duas versões a roda RACE (WH-M8000-TL-275/29) e a roda Trail (WH-M8020-TL-275/29). Os aros terão respectivamente 20 e 24mm de diâmetro interno, isso significa uma plataforma mais larga para os pneus (uma bela vantagem) além de serem 40g mais leves em relação ao modelo do ano anterior.
Tanto um modelo como o outro usa 28 raios, e ambos estão disponíveis para 29 e 27,5″.
Pedais DEORE XT: uma nova plataforma.
Tanto a versão RACE quanto a versão TRAIL foram reprojetadas para amestra a largura da plataforma e resumir a sua altura. Segundo a marca os novos modelos oferecem 7.7% (M8000) e 11.7% (M8020) mais área de contato entre o pedal e o calçado do ciclista.
Resumo:
Na minha opinião o Shimano DEORE XT M8000 de 11 velocidades será um dos melhores grupos do mercado pois oferece as tecnologias presentes no XTR (o grupo topo de linha no MTB) a um preço muito mais acessível.
Além disso o grupo deve atender bem todos os Mountain Bikers, eu já to morrendo de vontade de atualizar o Grupo da minha bike!
Deixe um comentário