Técnica de MTB – O Carve

Não temos um termo correto em português (ou temos?) para descrever o Carving, mas essa é uma habilidade que deve fazer parte do repertório de quase todo Mountain Biker (ou BTTista). O pessoal do DH (não sabe o que é DH?), domina bem a técnica. Já entre os ciclistas de cross-country (o famoso XCO), é raro encontrar quem domine bem a técnica. Entre os Triatletas de Xterra então….

técnica carve curvas btt

Embora seja um pouco mais fácil fazer o Carve em curvas com alguma inclinação, em curvas onde o piso é reto,  não é impossível de se fazer, mas exige mais habilidade do piloto.
Um livro muito legal que ensina as técnicas do MTB é Mastering Mountain Bike Skills do Brian Lopes, que é ainda hoje um dos nomes mais fortes do MTB mundial. Esse livro, talvez seja um dos melhores livros de Mountain Bike existentes, pois consegue descrever com clareza e simplicidade muitas técnicas que fazem (ou devem fazer) parte do vocabulário motor de todo ciclista.

Use Pneus Bons

Em uma curva escorregadia a diferença entre um guidão barato ou caro é insignificante. Mas a diferença entre um pneu barato e um bom pneu, vale o quanto você paga. Um pneu do material certo, com os cravos certos e de um bom composto são muito importantes. Mas o mais importante é a sua auto-confiança. Acredite em seus pneus e acredite em você mesmo.

Para entender mais sobre a escolha de pneus de MTB leia A verdade sobre os pneus de MTB e Como escolher o melhor pneu de MTB?

Posicione seu Corpo

Incline sua bicicleta mais do que o seu corpo. Ponha o peso no pedal de fora. O segredo é o posicionamento do corpo e a distribuição do seu peso no pé de fora.

Descarregue o peso. Assim que você iniciar uma curva fechada, alivie o peso de sua bicicleta para poder cravar os seu pneus no chão. Tenha coragem e apoie-se nos cravos laterais.

técnica curvas MTB
O bom posicionamento corporal é fundamental para conseguir realizar a técnica. Repare como o atleta da foto inclina sua bicicleta, mas mantém sua postura relativamente perpendicular ao solo.

Olhe o terreno com atenção

A maioria das curvas planas, não são totalmente planas. Procure uma raiz, um trilho de pneus, ou qualquer coisa que você possa usar como um pequeno trilho para ganhar um pouco mais de apoio, para fazer as curvas de maneira agressiva.

Quando Usar a técnica?

Essa técnica deve ser usada em situações onde temos que fazer curvas em alta velocidade sem freiar, ou em curvas muito fechadas. Dessa forma aproveitamos melhor o embalo gerada e perdemos menos velocidade, o que ao longo de uma corrida pode significar muito.
Para exemplificar a técnica coloquei 2 vídeos para ilustrar a técnica sendo usada. Os dois videos foram gravados na 5ª Etapa da Copa do Mundo de DH em Windham 2012. A pista é um percurso de piso seco com grandes saltos. Isso exige uma configuração um pouco mais dura das suspensões e pneus mais largos para poder tracionar no piso solto.
O primeiro vídeo gravado em primeira pessoa, ilustra a velocidade com que os atletas fazem as curvas. Repare bem o quanto o atleta inclina seu guidão para fazer as curvas.

Já o segundo vídeo, é um resumo dos melhores atletas (no masculino e no feminino). Aqui as cenas foram editadas e podemos ver alguns momentos onde a técnica foi usada.

Como treinar?

Para os iniciantes é necessário entender que para virar uma bicicleta em alta velocidade, não o fazemos virando o guidão e sim inclinando o corpo.
Procure uma rua tranquila, uma praça ou um estacionamento vazio e experimente fazer curvas sem virar o guidão.
Quando você entender essa técnica é hora de ir para a trilha. Procure uma curva que normalmente você faz em alta velocidade, e fique tentando fazê-la cada vez mais rápido.
Aos poucos vá tentando frear cada vez menos, até que eventualmente você consiga vencer a curva sem usar os freios (e sem se matar!).
Para desenvolver melhor suas habilidades procure treinar curvas dos 2 lados (para a direita e para a esquerda) e treinar também em diferentes pisos (chão batido, pedra, areia, pedras soltas…)

Conheça nossos planos de Treinamento para MTB

Dica do treinador Rodrigo Langeani:

Para obter mais controle, procure usar um pneu mais largo na roda da frente de sua bicicleta, assim você conseguirá bem mais controle, sem no entanto, prejudicar sua resistência a rolagem e sua performance no plano.

Referências de técnica para mountain bikers:


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “Técnica de MTB – O Carve”

  1. Avatar de Xampa
    Xampa

    Legal !!
    Fazia isso na epoca do BMX e nem sabia o nome.
    Fiz algumas marcas na perna, que o tempo curou, fazendo essas curvinhas.
    Velhos tempos, heheheh

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Rapaz, vc tem história pra contar, hein? Já fez até BMX?
      Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *