No dia 02 de julho de 2013, o atleta Sean Conway começou uma travessia a nado insana épica. Sean irá nadar todo o comprimento da Grã-Bretanha.
Ele começará a nadar no sul da ilha e irá nadar sentido norte. Se bem sucedido, o nadador terá percorrido 1609km.
No dia 08 de junho de 2013, foi disputada a Travessia de 46km em volta da Ilha de Manhattan. Organizada pelo NYCSwim, a prova pode ser disputada Solo, em Duplas ou em trios.
A prova de 2013 foi vencida por Paul Newson, um técnico de natação da Nova Zelândia, que conseguiu vencer a prova num tempo de 7h14min. O detalhe é que Paul não é atleta profissional e didica-se ao seu trabalho e sua família.
Embora as provas acima sejam exceções, as maratonas de natação de 5km e 10km têm se tornado cada vez mais comuns. E muitos atletas ainda têm duvidas de como treinar para uma prova dessas.
Paul Newson, venceu a prova treinando 56km em sua semana mais longa, isso foi quase 3 vezes menos do que a maioria dos seus comcorrentes.
Como nadar bem treinando tão pouco?
A estratégia de Paul é um pouco do que foi discutido aqui no Espírito Outdoor em Como nadar Rápido treinando menos.
Newson, treinou 3 treinos “longos” de 7,5km no meio da semana e em um dia no final de semana ele nadava treinos de 20km no ritmo que pretendia manter na prova. No restante das sessões (de 3-4km) ele focava em educativos e na técnica de nado.
Durante a competição Paul, manteve-se focado em tentar manter sua cadência de braçadas e nadar no se ritmo proposto.
Como treinar para uma Maratona Aquática?
Foque no seu desenvolvimento da sua Endurance:
Muitos acreditam que é necessário um volume enorme para se preparar com sucesso para um maratona de águas abertas. Claro que o volume de treino tem uma certa importância, mas não é o elemento mais importante do seu programa de treinamento.
O importante é desenvolver o seu sistema cardiovascular, para fazer com que você consiga suportar o ritmo de prova.
Conseguimos maximizar os ganhos na sua capacidade aeróbia nadando numa intensidade próxima ao seu Limiar Anaeróbio (LAn). Para determinar o seu LAn, o ideal seria realizar um teste específico, mas para aqueles que não tem acesso a um teste desses, podem utilizar o ritmo médio de um T30min.
Traz mais resultado nadar 20×100 no ritmo do LAn (ou do T30) do que nadar 1h direto em ritmo lento.
Não exagere no volume
A exemplo de Paul Newson que venceu a Maratona Aquática de Manhatan, intercalou os treinos principais, com dias de treinos mais leves. Isso garantiu que ele estivesse bem nos treinos principais e conseguisse realizar um treino mais proveitoso, na intensidade almejada.
Descanse
Sem peso na consciência, nos dias de treino leve, priorize o trabalho técnico, fazendo exercícios educativos e tentando manter a intensidade de nado baixa, para garantir a recuperação.
Se é dia de descanso, descanse de verdade, nada de fazer um treino mais ou menos.
Quer entender mais do assunto? Leia então Fraco é Fraco.
Deixe um comentário