No primeiro artigo que escrevemos para o Espírito Outdoor, nos dirigimos às pessoas que queriam iniciar uma atividade físicas de intensidade leve à moderada sem fins competitivos. Ressaltamos os cuidados básicos, do ponto de vista cardiológico, para uma prática esportiva saudável. Nessas circunstâncias os riscos da atividade física são desprezíveis e os benefícios à saúde são enormes. Com uma baixa carga de exercício semanal (30 a 40 minutos, 4 vezes por semana) atingimos os benefícios cardiovasculares desejados.
Mas, quais cuidados um atleta, que se propõe a fazer um treinamento de média à alta intensidade, deve tomar, para que o faça com segurança?
O Primeiro passo é responder “não” a todas as 6 perguntas do artigo Pratique saúde com Segurança. Se a resposta for “sim” a uma delas, o atleta poderá estar correndo sérios riscos durante seus treinos. O esforço físico pode ser o deflagrador de eventos cardíacos graves (arritmia, infarto, etc) em pessoas predispostas e, todo cuidado deve ser tomado para diagnosticar e proteger esses atletas, antes que o pior ocorra. Quando praticamos atividade física, quanto mais intensamente a fazemos, mais estimulamos nosso organismo, gerando uma série de mudanças naturais que normalmente são benéficas, mas podem facilitar a ocorrência de eventos cardíacos graves em pessoa com predisposição. O maior problema é que, frequentemente, essa predisposição é desconhecida ou pouco valorizada pelo atleta. Na avaliação cardiológica direcionada ao atleta, pode-se diagnosticar fatores predisponentes, prevenindo-se eventos cardíacos avassaladores durante a prática esportiva. Ainda é importante ressaltar, que é fundamental que a avaliação cardiológica seja refeita periodicamente, pois, a prática intensa de atividade física pode também, desencadear o aparecimento de alterações cardíacas, previamente inexistentes, em nessas pessoas predispostas, mesmo que as avaliações iniciais tenham sido normais.
Dessa forma, apesar de felizmente, os eventos cardíacos relacionados à prática esportiva serem esporádicos e infrequentes, devemos nos esforçar para evitar que o exercício físico, um dos maiores emblemas de vida saudável, seja apontado como o vilão de histórias catastróficas, amplamente divulgadas e exploradas pela imprensa.
Não deixe de realizar suas avaliações médias periódicas para poder desfrutar de todos os benefícios que a prática esportiva, com segurança e orientação pode lhe proporcionar!
Bons treinos!
Deixe um comentário