A maioria das marcas de roupa de borracha, oferecem modelos para o público feminino. De fato essas roupas são roupas de homem, nos moldes de um corpo feminino.
Se por um lado a mudança das formas se faz necessária para garantir que as roupas vistam bem nos corpos das triatletas, outra questão muito importante ainda não era considerada. A distribuição de massa no corpo feminino.
Cada esporte desenvolve o corpo dos atletas de uma maneira similar, assunto que discuti bastante nos artigos Seu peso ideal para competir – parte 1 e Seu peso ideal para competir – parte 2 . Apesar disso, os corpos masculinos e femininos são bem diferentes em sua estrutura.
As mulheres possuem menos massa muscular no tronco se comparadas com os homens. Além disso as mulheres, por acumularem mais gordura na região do quadril e das pernas, não só flutuam mais do que os homens, como flutuam diferente dos homens.
Devido a esse fato as mulheres possuem um posicionamento corporal durante o nado ligeiramente diferente dos homens. Além de flutuarem mais, seus quadris as ajudam a manter suas pernas, mais facilmente próximas a superfície. Ao vestirem roupas de borrachas convencionais, normalmente as mulheres tem dificuldade de manter a mecânica de nado correta, já que para os seus corpos, as roupas de borracha atuais possuem muito material nas pernas.
Muitas mulheres, também gostam de nadar com um pouco mais de pernadas do que os homens, e usando as roupas atuais, elas sentem seus quadris muito levantados o que as vezes, as faz bater perna no ar, algo ineficiente e que prejudica sua mecânica de lado.
Outra reclamação comum das atletas, é que a região do ombro tensiona muito os ombros e braços das nadadores, que cansam mais por terem que vencer a resistência da roupa.
Qual a solução?
A fabricante Huub, desenvolveu uma roupa de borracha especial para as mulheres, que possui menos material nas pernas par anão limitar o movimento da pernada das meninas e muito menos alterar sua posição corporal. A roupa chamada Aura, da marca Huub, que será lançada em abril de 2012, promete também ser mais flexível na região dos ombros e tronco para facilitar os movimentos de braçadas.
O catálogo dos produtos da marca pode ser encontrado no próprio site do fabricante.
E para os homens?
Para os homens, que possuem menos flutuação nas pernas, a marca afirma ter desenvolvido uma roupa com o perfil 3:5, que com uma camada de neoprene mais grossa, promete facilitar o posicionamento corporal dos nadadores, aumentando a flutuação das pernas dos atletas.
Vale a pena conferir!
Deixe um comentário