A história da Natação – Fatos e histórias que você não vai acreditar

História da Natação

Sempre quis saber como a natação moderna está do jeito que está? Eu me deparei com um artigo bem legal do site Underwater Radio e decidi compartilhar aqui, with a little twist incluindo algumas informações:
A história indica que a natação é tão antiga quanto as pinturas rupestres nas paredes. A evidência mais antiga que se tem da natação são pinturas que datam de 10.000 anos atrás em uma caverna no Egito.

Pinturas em cavernas do Egito de 10mil anos atrás ilustravam homens nadando.
Pinturas em cavernas do Egito de 10mil anos atrás ilustravam homens nadando.

No entanto ninguém quer ler sobre 10mil anos de história, então vamos aos destaques desse período.

Idade da Invenção

Eu sempre achei que os primeiros nadadores aprenderam a nadar da mesma forma que a natação é ensinada nas escolas de natação:

  1. Fazer bolhas
  2. Flutuação
  3. Crawl/ costas
  4. Peito/ Borboleta

Mas parece, que esse não é o caso.

O primeiro estilo de nado oficial foi o nado de peito (ou nado de bruços, como dizem nossos amigos portugueses). Não só foi o primeiro, como também o primeiro a ser usado até…

Em 1844 um grupo de britânicos competiram contra Indios Nativos Americanos e foram derrotados pelo síndicos, porque eles já usavam uma forma rudimentar do crawl, ou estilo livre.

Apesar das evidências que o nado livre era muito mais rápido que o nado peito, os britânicos se recusaram a adotar o estilo de nado porque o estilo “espirrava um quantidade bárbara de água”, algo muito pouco britânico.

Nadadores Britânicos em 1908. Foto de Greatwen.com
Nadadores Britânicos em 1908. Foto de Greatwen.com

É…eu não vejo ninguém espirrando água de mais.

Por causa disso, o nado livre demorou quase 30 anos para ser adotado.

Idade dos Pioneiros

Depois disso, a natação mundial foi repleta de pioneiros:

  • O capitão Matthew Web foi o a primeira pessoa a atravessar o Canal da Manhca em 1875. Ele nadou apenas usando o nado peito, e demorou 21 horas para cumprir o trajeto. Pouco depois o atleta faleceu tentando nadar nas Catarátas do Niágara.
  • A primeira Olimpíada Moderna foi sediada em Atenas, Grécia(1986) com quatro diferentes provas de natação. todas elas realizadas no mar.
  • A FINA (http://www.fina.org cujo website está em manutenção faz tempo!!) em 1908, dedicou as regras oficiais para as provas de natação nos Jogos Olímpicos e competições oficiais. Muitas dessas regras estão vigentes até hoje.
  • Em 1912, nos Jogos Olímpicos de Stocolmo (Suécia), as mulheres começaram a participar de algumas das provas de natação. Já que na época acreditava-se que o organismo das mulheres não suportava uma grande carga de esforço.
  • Em 1932, Aos dezessete anos, a brasileira Maria Lenk já era uma atleta de nível internacional. Foi a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932.Como curiosidade, a delegação brasileira na época composta por 68 atletas, viajou para a olimpíada vendendo o café que levaram no porão do navio.
  •  Em 1936, Maria Lenk participou dos Jogos Olímpicos de Berlim, na competição não conseguiu ganhar medalhas, mas suas adaptações no nado peito, foram consideradas pouco depois um outro estilo. E surgia aí o nado borboleta.
  • Tetsuo Okamoto, ganhou nos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlândia) a medalha de bronze na prova dos 1500m livre, tornando-se assim o primeiro medalhaste olímpico da natação brasileira. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetsuo_Okamoto
  • Em 1972, Mark Spitz ganhou 7 medalhas de ouro nos Jogos de Munique.
  • Idade da Perfeição

Como o básico da natação já estava estabelecido e organizado, o foco das inovações passaram a ser aperfeiçoar o que já existia.

Algumas das melhorias podem parecer banais para nós, mas transformaram enormemente a natação.

  • O surgimento dos óculos de natação
  • O surgimento das raias, que por muito tempo foram feitas de cortiça.
  • A virada Olímpica
  • E as linhas pretas no fundo da piscina

A Era do Nado Subaquático

A perna de golfinho foi inventada em 1935, para dar alguma vantagem durante as viradas do nado peito. Com o tempo passou a ser usada no nado livre, no nado costas e no nado borboleta. A FINA, foi forçada a estabelecer regras para limitar a permanência debaixo d’água depois que alguns nadadores desmaiaram em competições. Quem lembra do Denis Pankratov, um dos maiores nadadores de borboleta de todos os tempos? Na mesma época tinhamos no Brasil um promissor nadador que aplicava essa técnica e estabeleceu vários recordes nacionais no nado borboleta, tristemente esse atleta morreu pois perdeu a batalha para as drogas.

  • Em 2008, Michael Phelps ganhou 8 medalhas de ouro, nos Jogos de Pequim. Grande parte do seu sucesso foi creditado ao seu nado submerso.

A era dos Trajes

  • Em 2008, nos Jogos Olímpicos de pequim, a tecnologia, foi responsável pela quebra de diversos récordes. O surgimento do FAst Skin, melhorava a capacidade de deslize dos atletas pois reduzia o coeficiente de atrito.
  • Em 2010, a FINA (que ainda não arrumou o seu site) baniu os trajes das competições, por alegar que a tecnologia tirava parte do espírito esportivo pois gerava uma desvantagem aos países que não tinham acesso a tais trajes.

E você o que acha? Esqueci de algum fato importante? Deixe os comentários abaixo que eu incluo no texto!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Conheça os nossos programas de treinamento!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *