Ao contrário das outras modalidades do triathlon, onde quanto mais treino melhor, na natação não é tão simples assim. É claro que o treino é um fator importante e determinante para a sua performance, mas é de extrema importância que você realize o treino de forma correta.
Na natação, como o componente técnico influencia muito no desempenho, quanto mais você nadar com o estilo errado, mas difícil de mudar.
Avalie-se!
É importante ter certeza de que você sabe o que é nadar corretamente, e muitos nadadores iniciantes e triatletas não têm a menor idéia do que seja isso. Já abordamos isso anteriormente em Dá pra aprender a nadar depois de adulto e A Braçada correta do nado crawl.
Olhe outros nadadores mais eficientes e tente perceber quão fácil eles parecem nadar.
Procure um bom treinador especialista em natação e faça uma avaliação técnica, veja as principais falhas do seu estilo e tente corrigí-las. A ênfase deve ser na sua técnica e não em tentar nadar mais rápido ou mais distância.
Aposto que se você para passar 30 dias sem fazer nenhum tiro, realizando 100% do treino com exercícios educativos e trabalho de perna irá ter uma melhora muito maior do que tentar ficar “se matando” de nadar com o estilo errado.
Nade mais devagar
Já abordamos isso anteriormente, mas na natação nadar rápido normalmente resulta na deterioração do seu estilo. Se a sua única preocupação for atravessar a piscina o mais rápido possível, pode ter certeza que estará no caminho certo para piorar nadar cada vez pior.
Antes de nadar mais rápido é preciso aprender a nadar mais devagar. Nado a 17 anos e toda vez que eu retorno as piscinas após ficar um período sem nadar, faço com que minhas 3 primeiras sessões sejam só de exercícios educativos e em baixa intensidade.
Com o treino e a execução correta dos movimentos o organismo automatiza os movimentos de forma a torná-los automáticos o que ajuda, mas pra frente, quando queremos nadar mais rápido.
Uma dica é focar em um aspecto do nado de cada vez. Por exemplo, numa semana preocupe-se com a posição corporal, na segunda semana preocupe-se com a posição de entrada da mão na água e na terceira semana preocupe-se com o trabalho de propulsão da braçada. Corrigir tudo ao mesmo tempo é difícil e muitas vezes confuso.
Conte suas braçadas
Contar quantas braçadas você dá para atravessar a piscina é a forma mais fácil de ter uma referência de sua eficiência técnica. A idéia é simples, quanto menos braçadas, melhor.
Normalmente, um bom nadador atravessa a piscina de 25m com 18-20 braçadas. Um nadador muito bom consegue fazer algo abaixo de 15 braças. E um nadador excelente nada com menos de 12 braçadas.
E você, quantas braçadas consegue fazer?
Bons treinos!
Deixe um comentário