POR FAVOR, leia até o final!
Há tempos pesquiso e trabalho com o esporte, por isso estudo diversas áreas que compõe a performance esportiva (nutrição, treinamento, treino complementar, fisioterapia preventiva….). No entanto de 3 anos para cá, comecei a ouvir muitos relatos de atletas de ponta que afirmaram estar usando a meditação em suas rotinas de treino.
Curioso que sou, decidi começar a pesquisar e comecei a encontrar alguns estudos que comprovavam alguns benefícios da meditação.
Para quem nunca ouviu falar de meditação, é uma pratica que é relatada em várias culturas há milhares de anos. Mas na minha opinião o principal ponto da prática da meditação é praticar a Atenção Plena (ou Mindfullness como alguns preferem chamar), um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente. Num mundo onde estamos cada vez mais bombardeados pelas distrações virtuais é algo que faz realmente a diferença.
Mas como a meditação pode ajudar aos atletas?
1- Redução de Estresse
No ambiente competitivo, muitas vezes o atleta vencedor é aquele que consegue lidar melhor com as situações de pressão e estresse. Conseguir estar relaxado e centrado, ajuda muito a tomar melhores decisões no calor da competição.
2- Melhora do Sono
O sono é um dos pilares fundamentais para o sucesso do atleta, em pé de igualdade com o treino e a nutrição, é condição essencial para a recuperação do corpo do atleta.
De uma maneira simples, aqueles que dormem melhor, se recuperam mais rápido e no longo prazo, melhor conseguem treinar. O sono é responsável pela recuperação muscular e manutenção do sistema imunológico, protegendo o corpo de contrair doenças de um modo geral.
Assim, se o atleta consegue melhorar a qualidade do sono através da meditação, o ganho em sua performance é considerável.
3- Melhora de sua resistência mental
Aqueles que fazem provas longas, certamente já passaram por momentos difíceis durante uma prova. Uma dor que apareceu, uma mal estar, uma falha mecânica, nessas horas o importante é manter a calma e continuar.
E aqueles que meditam tem uma maior capacidade de superar esses problemas e continuar.
Outro ponto que a meditação ajuda a desenvolver é a mentalização e a projeção de seus objetivos. Ao mentalizarem sobre a sua prova, atletas aumentam as chances de se atingir o seu objetivo.
Essa técnica eu aprendi em 1995 e na época a usei para quebrar a barreira do 1min nos 100m nado livre aos 14 anos.
Como Meditar?
- Sente-se ou deite-se de maneira confortável. Gosto de sentar no chão sobre um tapete para meditar.
- Feche seus olhos e procure esvaziar os pensamentos. Se um pensamento surgir na sua cabeça perceba-o, mas procure esvaziar a mente.
- Deixe a sua respiração fluir normalmente, sem qualquer tentativa de controlá-la.
- Foque a sua atenção na respiração e sinta como o seu corpo reage ao inspirar e ao expirar.
- A prática pode durar de 1 a 20min.
Desafio de Meditação
Para aqueles que tiverem curiosidade de meditar, estou criando um grupo no whatsapp com uma prática de 21 dias.
Todo dia envolve uma pequena meditação guiada, vou mandar o audio todo dia e uma pequena tarefa.
Se você sentir que gostaria de fazer as meditações, que são do Deepak Chopra, me manda mensagem que eu adiciono no grupo.
São meditações guiadas e algumas atividades simples. A atividade não tem custo algum.
Deixe um comentário