As preces de muita gente parecem ter sido atendidas. Um estudo publicado recentemente, apresentado em Paris, demostrou que o chocolate pode ser bom para a saúde do coração e do cérebro. Os pesquisadores ingleses, afirmaram que indivíduos que comiam uma quantidade maior de chocolate apresentavam 37% menos chance de sofrer doenças cardiovasculares e 29% menos chances de sofrer um derrame, quando comparados com pessoas que comiam menos chocolate.
O quê? Isso mesmo, as pessoas que comiam mais chocolate eram mais saudáveis
No estudo que foi publicado online no site da Sociedade Europeia de Cardiologia, a pesquisadora Adriana Buitrago-Lopez e seus colegas, da Universidade de Cambridge, afirmaram que “apesar do consumo elevado de chocolate poder gerar alguns efeitos nocivos à saúde (como a obesidade), muitos estudos acreditam que o consumo elevado de chocolate possa diminuir o risco de doenças cardíacas. Nossas descobertas confirmam isso, e confirmam que o aumento no consumo de chocolate pode estar relacionado com até um terço da redução das doenças cardiovasculares”.
No estudo foram avaliadas pessoas que comiam chocolate em diversas formas como barras de chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos, sobremesas e suplementos nutricionais.
“Esses efeitos parecem estar relacionados principalmente à alta concentração de polifenóis presentes nos produtos a base de Cacáu e provavelmente acumulados através do aumento da biodisponibilidade de óxido nítrico, que posteriormente pode levar a melhorias na função endotelial, redução da função plaquetária e efeitos adicionais sobre a pressão arterial, resistência à insulina e perfil lipídico.
Traduzindo para o português, os benefícios estariam ligadas às altas concentrações de polifenóis nos chocolates. Para quem não sabe polifenóis são substâncias antioxidantes naturais. Alguns estudos até relacionam o consumo de polifenóis à efeitos antialérgicos, antivirais e antiinflamatórios. Mas para que todos esses benefícios ocorram é preciso que o sujeito tenha um estilo de vida saudável.
Então, não basta apenas comer chocolate, para potencializar os benefícios é preciso que você adote (ou mantenha) um estilo de vida saudável, que deve incluir boa alimentação e principalmente atividade física.
Bons treinos!
Deixe um comentário