Um artigo muito criativo do site Greenlightpt ilustrou em 10 fotos o porquê da técnica de Katie Ledecky ser considerada hoje o melhor estilo crawl do mundo.
Ao contrário da corrida e do ciclismo onde a capacidade aeróbia é o principal determinante da performance do atleta, na natação isso não acontece, pois muitas vezes o vencedor não é aquele que tem o melhor VO2max.
Na natação o que importa é a eficiência de converter a energia em movimento, onde atletas mais eficientes são mais rápidos. Por isso a observação do estilo dos melhores nadadores do mundo é tão importante.
Para aqueles que não conhecem Katie Ledecky, aque estão algumas de suas façanhas:
- Com 21 anos ela é a atual recordista mundial dos 400, 800 e 1500m nado livre. Em sua carreira já teve 19 recordes mundiais batidos e algumas das melhores marcas jamais registradas nos 400, 800 e 1500m.
- Ela ganhou seu primeiro ouro olímpico aos 15 anos.
- Melhor tempo nos 400 livre de 3:56.46 (WR)
- 800m PR de 8:04.79 (Recorde Mundial)
- 1500 PR de 15:20.48 (Recorde Mundial)
O pior de tudo é que seus treinadores afirma que ela não nada de fisicamente excepcional. Ao contrário de outros atletas, Kate ao ser testada pelo Comitê Olímpico Norte Americano, não apresentou nenhuma característica física fora do normal, apenas uma capacidade pulmonar acima da média. Segundo seus treinadores ela trabalha e treina muito duro para aprimorar as suas performances.
As fotos abaixo são da prova dos 800m livre no Campeonato mundial de Natação, realizado em Kazan 2015.
Tempo de Reação
Pernada Eficiente
Entrada da Mão
Braçada com Cotovelo Alto
Posição da Cabeça
Finaliza as braçadas
Dedos juntos e relaxados
Inicia a propulsão cedo na braçada
Alinhamento corporal
Mantém Streamline
Porque a técnica de Katie Ledecky é tão eficiente?
Além de todos os pontos mencionados acima, podemos destacar mais 3 aspectos que tornam a técnica de nado livre de Katie tão eficiente.
Saídas e viradas
Ao contrário da maioria dos fundistas Kate sai forte desde a saíde. Enquanto muitos tem medo de morrer no final ela afirma ter mais medo de acabar a prova com ainda muito gás.
Saindo do bloco, dificilmente ela emerge atrás de outra nadadora. E em suas viradas enquanto outras nadadoras percorrerm de 4 a 5m ela percorre de 6 a 8m nas provas que nada
Estilo de Nado Assimétrico
Enquanto a maioria das fundistas tem braçadas simétricas e respiração bilateral Kate, tem uma braçada direita mais curta. Seu ciclo de braçadas tem duração de 1seg36, desses apenas 0,56seg são gastos com o movimento do braço direto. Isso dá a ela um pouco mais de força em sua braçada.
Pernadas de 6 tempos
Enquanto muitos fundistas nadam com apenas 2 pernadas pro ciclo de braçadas, Kate adota um ciclo de 6 pernadas por braçada.
Abaixo vemos o depoimento de seu técnico contanto um pouco do porquê da técnica de nado crawl de Katie tentar copiar o estilo de Michael Phelps.
Deixe um comentário