respiracao do nado livre

A Respiração do Nado Crawl

A natação, para muitos, é a parte mais difícil do triathlon, e os atleta custam a entender é que nadar mais rápido depende mais de bons fundamentos do que do condicionamento físico. Explicando melhor, não que não seja necessário treinar natação, mas é que a técnica determina o seu “teto de melhora”, ou seja sem uma boa técnica, você não conseguirá ir muito longe.
Ano passado escrevi uma série de 6 artigos para ensinar o triatleta a nadar, mas depois percebi que faltou um item importante para aqueles que querem aprender a nadar: a respiração. Do ponto de vista do iniciante 3 coisas são essenciais de serem treinadas: manter o rosto na água, a respiração constante e a respiração bilateral.

respiração do nado crawl
A respiração do nado é um dos pontos mais desprezados pelos atletas, mas é um dos mais importantes para o seu estilo.

ROSTO NA ÁGUA: Conseguir manter o rosto na água é importante para a manutenção da correta posição corporal.
Como discutimos anteriormente no artigo sobre a física da natação, deixar as pernas afundar faz com que você aumente a sua área frontal e com isso tenha que fazer muito mais força para nadar. Imagine pedalar com um para-quedas amarrado a sua cintura, seria difícil não? Esse é o exemplo mais próximo que eu consigo dar para que você entenda a dificuldade de nadar com as pernas afundadas.
Para colocarmos o rosto na água, para muitos significa vencer o medo. E se o medo é grande, pode ser necessário que você faça algumas aulas particulares para conseguir sentir segurança dentro d’água. Mas de um modo geral 3 coisas ajudam: um óculos confortável, nadar olhando para o fundo da piscina (não para frente!) e que (no ambiente da piscina) você nunca estará tão longe da borda da piscina caso sinta um pouco de pânico.

RESPIRAÇÃO CONSTANTE: depois que você estiver confortável como ato de manter a cabeça dentro d’água, é importante que você comece a treinar o movimento de respiração do nado crawl.
O movimento correto é difícil de ser explicado no texto (talvez eu tenha que fazer um video do assunto para ilustrar melhor), mas um bom professor de natação pode explicar o movimento.
Entre os nadadores e triatletas iniciantes o maior erro é, ao tirar o rosto fora da água para respirar, tentar fazer ao mesmo a expiração e a inspiração. Dessa forma a respiração fica muito curta e você se cansa rapidamente. O correto é, tão logo seu rosto volte para a água, começar a expirar o ar, para que quando a cabeça sair para respirar você faça apenas a inspiração e consiga inspirar uma quantidade maior de ar a cada movimento.
RESPIRAÇÃO BILATERAL: para os triatletas e nadadores de águas abertas é importante dominar a respiração bilateral. Todos temos um lado onde temos mais facilidade para respirar, principalmente quando nadamos rápido, mas em águas abertas a respiração è mais complexa, e exige do atleta maior habilidade e a capacidade de respirar para os dois lados e conseguir fazer a respiração frontal tanto para a orientação, como também marcar os adversários.

Bons treinos!

Comentários

15 respostas para “A Respiração do Nado Crawl”

  1. Avatar de Alberto Peixoto

    Interessante o artigo, pois hoje pela manhã (6:00 – 7:00) eu estava treinando natação, e o foco principal era justamente em relação respiração… Pois, tenho algumas dificuldades/limitações técnicas:
    1) Nado crawl somente com respiração 2 x1 (principalmente em tiros)
    2) Consequentemen, respiro somente para o lado direito (tenho dificuldades para encaixar o nado com a respiração bilateral que me cansa mais facilmente)
    3) Meu lado esquerdo na natação é muito “complicado”, tenho que me “policiar” em relação a técnica, principalmente na finalização do braço esquerdo.

    Mesmo com essas limitações já fiz 2 Irons, com um tempo de natação em torno de 1H20 a 1h30.

    Acredito que com o tempo (e treinos) em consiga corregir ou minimizar essas limitações.

    Abraços

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Alberto, para acostmar-se a respiração bilateral demora um pouco. No começo é chato mesmo.
      Mas depois isso se torna automático.
      E tenho certeza que trará uma grande melhora ao seu tempo de nataçao do Ironman.
      Abraço,

  2. Avatar de Alexandre Facci
    Alexandre Facci

    Olá a todos!

    Se me permitem….
    Gostaria de deixar uma dica simples e fácil:
    A cada respirada, tentem manter o movimento “queixo no ombro”.
    Ajuda muito na velocidade para inspirar.

    Abraços!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fala Alexandre, obrigado pelo comentário.
      Na minha opinião a respiração deve ser feita muito mais pelo movimento do tronco do que da cabeça.
      Grande Abraço,

  3. Avatar de Marcos Mendes
    Marcos Mendes

    Boa tarde Rodrigo.

    Li as publicações sobre como ensinar um triatlheta a nadar, e gostei muito.

    A cada semana dou uma revisada aqui.

    Sou atleta de atletismo e ciclismo, e este ano comecei a treinar a natação (2012)
    para participar de provas de triatlhon. (Participei de alguns duatlhons terrestre, e fui bem)

    Já nado um pouco, mas minha técnica ainda é fraca. Consigo fazer a respiração 3×1, mas ela me
    cansa mais do que a 2×1 . Isso é normal? Se tiver mais alguma dica sobre respiração, será bem vinda.

    Desde já agradeço.

    Ótima Semana.
    Marcos Mendes
    Arapongas PR

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Olá Marcos,
      Isso é normal. No começo cansa mais, depois passa a ser confortável. Se vc tiver disciplina para se acostumar colhera’muitos benefícios no futuro.
      Escrevi um outro artigo de respiração bilateral, caso vc queira dar uma olhada.
      Abraço,

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estou com dificuldades em alguns exercícios do treinamento de nado para triatlo. Fazia as outras 2 modalidades mas quero encarar mais essa. Mas como minha técnica é fraca estou me esforçando para melhorar e quero seguir aquele treinamento. Mas como nunca tive aula e o professor que me da natação agora não é…… Então teria explicar os seguintes exercícios? Rolamento de barril, Pegada Dupla, Solto, nadar com um braço só(como fica a respiração?) e 2 braçadas com cada braço( como fica a respiração?) Ficaria muito grato pois ja andei procurando na internet e ainda não achei…!!Obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Daniel, solto refere-se à intensidade de nado, e que quer dizer nadar devagar e sem fazer força.
      Os educativos:
      Pegada dupla é nadar com um braço esperando o outro na frente do corpo. Imagine nadar crawl segurando um pranchinha nas mãos. Imaginou? Agora nade dessa forma, mas sem a pranchinha.
      Quanto a nadar com um braço só ou duas braçadas cada braço, a respiração depende do seu objetivo. Mas respirar a cada duas braçadas funciona para a maioria das pessoas nesses exercícios.
      Quanto ao rolamento de barril, esse fica difícil explicar.
      Em breve ministrarei um workshop de natação em Sampa. Fique de olho!
      Abraço,

  5. Avatar de Tauã
    Tauã

    Eu tenho uma dificuldade de quando eu vou respirar eu não solto todo o ar dentro da água sobra um pouco ai quando eu vou respirar solto o resto do ar fora da água e acaba demorando mais para mim voltar… e eu vou para um campeonato e quero saber oque tenho que fazer para melhorar… e outra parece que eu fico desesperado quando está acabando meu ar ai não consigo demorar mais dentro da água…

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Tauã, o jeito é prestar atenção e ir tentar se corrigindo.
      Um jeito de se acostumar e se sentir mais confortável com o rosto fora d’água é treinar submerso e tentar fazer um pouco mais de tiros onde vc bloqueia a respiração. Dessa forma, vc acostumará não só a sensação de ter o rosto na água como também a bloquear a respiração.
      Boa sorte!

  6. Avatar de José Roberto Prata
    José Roberto Prata

    Muito legal as coisas que escreveu! Tenho certeza que tem ajudado a muitos. No meu caso, estou há algum tempo sem treinar, uns 8-10 anos (hehehe) gostaria de voltar mas não como fazê-lo correta e progressivamente. Alguma dica, mestre!?Obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      José Roberto, procure os arquivos publicados no Espírito Outdoor com o tag treinamento. Temos mais de 200 artigos sobre treinamento publicados. É só ir no campo de busca e digitar o assunto que procura.
      Tenho certeza que tem muita coisa que irá ajudá-lo.

  7. Avatar de Willians gomes
    Willians gomes

    Ola, nao sabia nadar nada, entrei na natacao em janeiro e ja nado, mas como todos os posts dos amigos aqui, canso muito facilmente. Sou corredor e ciclista e nao me canso igual como na agua. Creio que a respiracao Seja o ponto maximo disso, muitas vezes me sinto como se fosse desmaiar. No craw, respiro 2×1 e essa respiracao rapida nao e bem absorbida pelo meu pukmao (creio eu) 3×1 e um convite a beber agua, desta forma ficando ainda pior.

  8. Avatar de aguinez
    aguinez

    meu problema e na hora de respirar para fora da agua se faz uma onda acabo bebendo um pouco de agua ai começo me desziquilibrar tipo afogando perco todo meu contato com a agua que faço para melhorar?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Aquinez, vale dar um passo para trás e gastar um pouco de tempo treinando perna lateral de crawl com respiração, isso ajudará a desenvolver a sua coordenação.https://www.youtube.com/watch?v=mIcVkRLtW68
      Outro recurso legal, para agora, é nadar um pouco mais usando nadadeiras.
      ESpero ter ajudado.
      Se quiser saber mais, me avise. Estamos lançando um programa de 6 semanas para iniciantes aprenderem o básico da natação e poder começar a participar de travessias e triathlons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *