Receita de Tapioca para um café-da-manhã sem glúten

  • 0
  • 31 de outubro de 2012
tapioca substitui o pão
tapioca substitui o pão

A Tapioca pode ser um ótimo alimento para substituir o pão no seu café-da-manhã.

A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado, tanto de crianças como de adultos. A doença é manifestada pela ingestão de alimentos que contêm glútem. A doença causa atrofia nas vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção de alguns nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
1 em cada 100 brasileiros sofre da doença celíaca, uma espécie de alergia ao Glúten (uma proteína do trigo). Ao ingerir glúten essas pessoas normalmente sentem diarréia, perda de peso e fadiga extrema. Para essas pessoas a saída é parar de comer alimentos que contém glúten (pão, macarrão, alimentos que em geral levam farinha em seu preparo). Muitas pessoas tem a doença e não sabem, já que os sintomas descritos podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

O que tem acontecido é que o número de pessoas SEM doença celíaca vem crescendo consideravelmente, pois acreditam que essa dieta é um pouco mais saudável e auxilia na perda de peso. Muitos acreditam também que uma dieta Gluten-free ajuda no emagrecimento, a diminuir os níveis de colesterol no sangue, melhorar a saúde do sistema digestivo e aumentar o nível de energia durante o dia.
Não é a primeira vez que discutimos uma dieta sem gluten no Espírito Outdoor, pois já abordamos em 7 Mitos e Verdades da Nutrição que você precisa conhecer.  Não sou nutricionista, e por isso não sou especialista no assunto, mas acho que diminuir a ingestão de gluten pode trazer sim alguns benefícios para a sua saúde, desde que você tenha um mínimo de planejamento em sua dieta, para conseguir consumir a quantidade de calorias e todos os nutrientes necessários para o seu organismo.

No meu caso, consumir um pouco menos de gluten auxilia na minha digestão. Descobri isso ao frequentar um restaurante vegetariano e nos dias que consumia carne vegetal (glúten) eu me sentia empanzinado o dia inteiro, sentindo que o alimento não havia digerido direito, além de sofrer de gases.
E ao procurara alimentos sem glúten acabo consumindo mais alimentos integrais. E acho sim que acabamos consumindo uma dieta um pouco mais saudável. Por exemplo, ao trocar o pão branco pelo purê de batata, mandioca cozida ou arroz integral eu acabo consumindo alimentos mais saudáveis, não acha?

728x90_zanox_Oferta da Semana

Uma Receita de Café-da-Manhã Gluten-Free: Tapioca!

A tapioca é um dos pratos típicos da culinária Brasileira, uma espécie de crepe feita com a farinha de mandioca fresca ou goma de mandioca (ou farinha de Biju). Tapioca na lingua Tupi significa coágulo, o nome do amido de mandioca nessa língua indígena. Hoje o nome tapioca é usado tanto para o produto obtido da fécula da mandioca (popularmente chamado de goma de tapioca ou farinha de tapioca) quanto os pratos feitos a partir dele. Uma curiosidade, hoje existem vários pratos no exterior feitos a partir da mandioca, que levam o nome de Tapioca.
Durante o Brasil Colônia, a Tapioca foi o grande substituto do Pão entre os portugueses, até que se pudesse produzir (ou importar) trigo para o Brasil.
A Tapioca é muito fácil e rápida de preparar. Tradicionalmente é recheada com queijo coalho e coco. Mas você pode recheá-la com o que quiser. As opções mais comuns são presunto e queijo, abóbora e carne seca, shitaque e quiejo brie, goiabada e queijo…

Ingredientes:

goma de tapioca

A Goma de Tapioca é o ingrediente principal.

  • 3 colheres de sopa de Goma de Tapioca para cada Tapioca. Existem várias marcas de goma de tapioca disponíveis no supermercados, para quem mora no NO e NE do Brasil é mais fácil de encontrar, mas hoje o produto tem se tornado cada vez mais comum nos supermercados. Caso não encontre nos supermercados a goma de tapioca é facilmente encontrada naquelas lojinhas de produtos nortistas (toda cidade tem uma!). Caso não consiga achar a goma de tapioca, você pode pegar polvilho comum, umedecer e com o auxílio de uma peneira grossa peneirar a massa para ficar com a textura da goma.
  • Recheio da Tapioca ao seu gosto, para meu café da manhã costumo preparar de queijo fresco.

Como preparar sua Tapioca?

  • Aqueça uma frigideira grande de Teflon por pelo menos 3min.
  • Com a frigideira já aquecida, coloque 3 colheres de sopa bem cheias na frigideira, ou o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.
  • Espalhe, com a colher a goma de maneira uniforme no fundo da frigideira. Após 2 min, comece com cuidado a desgrudar a massa da tapioca do fundo da frigideira. Se a massa se soltar com facilidade, já está na hora de recheá-la.
  • Coloque recheio a gosto e feche a tapioca no meio com ajuda da colher (formando uma meia-lua). Deixe por 1min para o recheio aquecer e sirva.

Mais fácil impossível, não?

 Ainda não assina nossa lista de Email? Então não perca tempo!

Deixe seu email e Mantenha-se atualizado!:

Tecnologia Google FeedBurner

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Posts Relacionados

Rodrigo Langeani

Sobre Rodrigo Langeani

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) CBA em Gestão de Negócios IBMEC Técnico de Triathlon Nível 2 pela CBTRi Bi-campeão amador do Triathlon Internacional de Santos (1999-2001) Atualmente dedicando-se a provas de Xterra Treinador Esportivo Bike fitter Criador do Projeto Escola de MTB

7 Comentários

  • […] quem tem dificuldades para comer de manhã. Não deixe de ler O que comer antes da competição? e Tapioca, um opção sem glúten para o café-da-manhã. Tenho certeza que tomando um café-da-manhã mais reforçado antes do pedal, deixará de ter esses […]

  • Priscila disse:

    Ola eu moro no Mexico e trouxe um pacote de goma de mandioca do Brasil.
    Amei e ja esta no finzinho, procurei por aqui mas so achei a farinha de tapioca, cheguei em casa, corri para pegar a frigideira e colocar no fogo… era muito fininha e nao ia virar tapioca nunca… Existe algum jeito de aproveitar essa farinha que comprei?

    Obrigada!!!
    Priscila

    • Priscila, existe sim!
      Essa farinha de Tapioca, é o nosso polvilho aqui.
      Você pode colocar essa farinha em uma bacia com água, o suficiente para cobrir uns 2 dedos pra cima da farinha.
      Deixe de molho por uns 30min para que a farinha absorva a água.
      Depois com um pano de prato, torça bem o excesso de água. Aí é só preparar a tapioca da mesma forma do que a goma de tapioca.

  • Guedes disse:

    Grato pelas dicas. Vou substituir o trigo (e tudo de glúten) do pãozinho pela tapioca.
    Um abraço.

  • Lobo disse:

    Dúvida, existem dois tipos de tapioca? Tentei fazer a receita acima com a versão seca, não deu certo! Para que a seca vire hidratada basta fazer esse processo como o do polvilho?

  • Dália disse:

    vivo em Portugal e é-me dificil entender: já comprei farinhas de
    mandioca, de tapioca e polvilho doce, mas não funcionaram.
    agora, depois deste vídeo, espero que seja desta.
    cumprimentos D.

Deixe uma resposta