“Você precisa se manter, regularmente fazendo atividade física”, é o que dizem as Doutoras Issa J. Dahabreh e Jessica K Paulus, em uma revisão publicada em 23 de março de 2011. “E você precisa começar quando criança e manter-se atividade até os 90 anos”.
As frases acima podem parece redundantes, mas o exercício é a melhor forma de você diminuir seu risco de sofrer morte súbita e infarto.
As doutoras reforçam também a respeito dos perigos da pratica de exercício irregular.
Pessoas com pratica de exercícios irregulares, como as que se exercitam apenas aos finais de semana, tem um risco de sofrer um episódio de infarto ou, até de morte súbita em 3,5 vezes durante o exercício ou logo após o exercício.
O estudo relata ainda, que para as pessoas sedentárias, as relações sexuais podem aumentar o risco dos problemas cardíacos. Segundo as doutoras, durante e logo após as relações sexuais, o indivíduo que não faz atividade física pode ter um episódio de infarto ou morte súbita, já que relação sexual também é considerada atividade física.
A boa notícia é que o risco cai drasticamente em indivíduos que relatam começar a praticar atividade física regular. Para cada dia adicional de atividade física, a partir de 2 vezes por semana, o risco de morte súbita por problemas cardíacos, diminui em um terço, enquanto que o risco de infarto diminui por 45%.
Se você ainda não faz atividade física, não saia por aí se exercitando igual a um doido, pois, dessa forma, você estará se arriscando. O ideal é começar devagar, com exercícios mais leves e ir progredindo lentamente.
Para começar a fazer atividade física, siga nossas dicas:
- Antes de começar faça um check-up e certifique-se de ter autorização do seu médico para à pratica de atividade física
- Procure uma atividade física prazerosa, não existe uma atividade ideal. O importante é buscar uma atividade física que seja agradável, pois isso resultará em uma maior chance de você seguir o seu programa de atividade física e assim obter os resultados desejados.
- Condicione-se para o seu esporte. Se você tem vontade de praticar um determinado esporte mas está sedentário a muito tempo, pode ser interessante melhorar seu preparo físico. Experimente atividades como a musculação e pilates para melhorar sua força, flexibilidade e postura, antes de praticar o seu esporte preferido. Assim você diminui as suas chances de sofrer lesão e garante mais diversão ao praticar seu esporte favorito. Apenas 1 ou 2 meses de atividade complementar já farão muita diferença.
- Arrume um parceiro. Ter um amigo ou parceiro para seus treinos fará com que seus exercícios sejam mais freqüentes.
Bom treino!
Agradecimento especial Dr. Adalberto M. Lorga Filho pela referência.
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!
Deixe um comentário