O Dia Mundial Sem Carro é um movimento internacional que surgiu em prol da revitalização das cidades. Seus apoiadores buscam conscientizar as pessoas para a discussão sobre os meios de transporte, já que favorecer apenas o automóvel como meio de transporte causa uma série de problemas a
o espaço urbano, à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
O Dia Mundial Sem Carro acontece anualmente no dia 22 de Setembro e é uma estratégia de divulgação que vem sendo apoiada por um número crescente de cidades em todo o mundo.
Como funciona?
A idéia é simples. No dia 22 de setembro saia de casa para trabalhar usando outro meio de transporte. Saia de casa a pé, de ônibus, de skate, de metrô, de patins, de trem, de carona ou de taxi.
A idéia é diminuir o número de carros na rua.
Eu já aderi. No dia 22 de setembro irei trabalhar de bike, e para incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo nesse dia, darei um mês de aulas de Hidrobike de graça uma vêz por semana para todos os meus alunos que aderirem ao dia mundial sem carro (sou professor de educação física para quem não sabe).
Se você acha difícil de participar, mas acha importante a causa.
Então, ajude quem luta por um mundo melhor. Em São Carlos, existe um projeto chamado Pedal Consciente. O projeto é desenvolvido pela Associação São-Carlense de Ciclismo (ASC) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e atende 120 crianças e adolescentes de 8 escolas públicas de São Carlos.
São trabalhados temas como o meio ambiente, a mobilidade urbana, noções básicas de civilidade e segurança no trânsito, tudo isso para tentar formar cidadãos conscientes, tendo como ferramenta a bicicleta.
O trabalho é lindo e desenvolvido por uma galera guerreira que realmente quer fazer o mundo melhor. O projeto é coordenado pelo Mateus Manzini (que ja foi calaborador aqui no Espírito Outdoor) e pela Mariana Ignatios (sim, aquela mesma que tira fotos incríveis das provas de ciclismo).
O projeto sobrevive às custas do escasso dinheiro público e de doações. São aceitas doações de peças, bicicletas usadas e principalmente capacetes.
Se você possui um capacete usado e quer ajudar esses adolescentes ligue para (16) 3376-0125 ou envie direto para R. Rui Barbosa, 2000 – Jardim Macarengo, São Carlos – São Paulo, 13566-260, aos cuidados de Mateus Manzini ou Mariana Ignatios.
Bons treinos!
Deixe um comentário