O problema que enfrentamos todos os dias é o seguinte. Quase tudo de valor na nossa vida requer esforço, tempo, investimento e as vezes até um pouco de desconforto. E nós seres humanos, gostamos muito das coisas instantâneas e muitas vezes somos voltados para o prazer imediato. Ao mesmo tempo que somos tentados com diversos prazeres constantemente. Aquele pedaço extra de sobremesa, a preguiça que insiste em tentar fazer com que desistemos do treino.
É muito difícil, ou melhor quase impossível de resistir a essas tentações constantes. E aí bate aquela culpa, não é verdade?
A boa notícia é que o Psicólogo Roy Baumeister e sua equipe publicaram um estudo que evidencia claramente que temos um “reservatório” de força de vontade. Reservatório este que é limitado e que se esvai todas as vezes que nos propomos a fazer uma atividade que exige esforço e concentração. Pense na sua força de vontade como um músculo, que não consegue realizar esforço de forma infinita, sem antes der que parar para recuperar-se.
Mas então, como conseguir controlar nossas vidas a ponto de conseguir atingir nossos objetivos esportivos? Calma, não se apavore, abaixo fiz um resumo aplicando algumas sugestões do Dr. Baumeister, para conseguirmos nos organizar melhor para treinar mais e atingir nossos objetivos.
1- Automatize:
Como nossa força de vontade é limitada, quanto menos você precisar dela, melhor. Para o ser humano, quanto mais automática a atividade mais fácil de realizá-la. Tente fazer as coisas no mesmo horário. Criar uma rotina favorece o seu organismo e engana o cérebro a respeito da dificuldade da tarefa, pois o cérebro se acostuma tanto a realizar a tarefa naquele horário que cria uma percepção distorcida fazendo com que a atividade à ser executada pareça mais fácil.
No trabalho: criar horários específicos para cada uma das suas tarefas, é receita certa para o aumento de produtividade. Para os seus treinos: estipule horários fixos de treino e preferencialmente tente treinar em grupo a maior parte do tempo, ter compromisso com outras pessoas reduz o risco de você desistir do treino.
2-Afaste-se das tentações
É mais difícil resistir às tentações do que evitá-las. Se você quer perder peso, pare de comprar aquela comida gordurosa calórica que você tanto ama, se não tiver na geladeira a probabilidade de você enfiar o pé na jaca comê-la é menor. Se você precisar produzir um relatório, desligue o seu programa de email completamente, pois se o barulinho da sua caixa de entrada tocar ou seu telefone apitar com novas mensagens, muito provavelmente seu trabalho será interrompido para olhar a nova mensagem.
3-Resista à seus impulsos
Quanto mais vontade você tiver de fazer algo, mais provável é que você não deva fazê-lo. Com a evolução humana desenvolvemos um mecanismo de sobrevivência muito forte que nos impulsiona para algumas ações sem pensar muito. Esse mecanismo fazia muito sentido para os homens das cavernas ao ter que reagir o mais rápido possível de um evento de vida ou morte. No mundo atual, não existem muitas situações de vida ou morte, e na maior parte das vezes é mais fácil agir com um pouco mais de reflexão. Já se pegou cheio de culpa depois de ter devorado, quase que sem perceber um lanche do Mc Donald`s? Então, você sabe o que eu estou falando.
4- Durma Mais
Dois terços da população dorme menos do que o recomendado. O ideal para a maior parte das pessoas é algo em torno de 7h por noite. Para os atletas o sono faz parte do treinamento e ajuda o organismo absorver a carga de treinamento e gerar melhorias. Para o trabalho, dormir mais significa produtividade. A dica é não só tentar se deitar todos os dias no mesmo horário, mas sim começar a desacelerar 30min antes de apagar as luzes.
5-Treine pela manhã:
Fazer os treinos mais importantes pela manhã é sempre a melhor opção. Ao longo do dia é muito fácil surgir problemas e situações que te prendam no trabalho até mais tarde.
6-Coma frequentemente:
Manter as taxas de açúcar constantes no seu sangue, é um ótima forma de se manter produtivo por todo o dia. O cérebro é um orgão que só funciona a base de carboidratos, e para conseguir manter-se concentrado significa manter os níveis de açúcar no sangue constantes. Faça pequenas refeições a cada 3 horas, isso não só ajuda o cérebro a funcionar melhor no trabalho como prepara os músculos para renderem mais nos treinos.
7- Evite multi-tarefa
A cada dia surgem mais aparelhos que fazem várias coisas ao mesmo tempo. Celulares com câmera fotográfica e acesso à internet, tablets que permitem escutar música enquanto você responde os emails. Isso tudo é muito legal…para o lazer. Se você quer produtividade faça uma coisa de cada vez. Desligue o celular na reunião ( o urgente pode sim, esperar 60min). Pare de checar os emails, enquanto fala ao telefone. Pesquisas indicam que quem faz várias coisas ao mesmo tempo demora quase 30% a mais de tempo para terminá-las.
Lembre-se quanto mais cedo você terminar suas tarefas, mais cedo irá treinar.
8- Trabalhe em tiros
Seres humanos não foram criados para trabalhar como computadores. Nosso cérebro simplesmente não consegue trabalhar com foco total por períodos maiores que 90min. Por isso ao fazer tarefas que requerem concentração, concentre-se na atividade por 90min de forma intensa (como num tiro do treinamento intervalado), após isso faça uma pequena pausa para dar chance ao cérebro de descansar e recuperar a energia, antes de retornar ao trabalho.
Bons treinos!
Deixe um comentário