Qual o melhor horário para treinar?

O horário do seu treino influencia muito pouco o resultado do seu treino. Embora todo ano apareçam estudos afirmando que você queimará mais ou menos gordura em determinado horário, ou que irá estimular um pouco mais esse ou aquele hormônio. O fato é que ninguém muda o seu horário de treino por causa disso.

Apesar da afirmação desses estudos, o que importa no fim das contas, é o melhor horário para você treinar de acordo com sua rotina.

Não adianta nada querer mudar o seu horário de treino para querer tentar queimar um pouco de gordura, se esse novo horário causa um caos tão grande na sua rotina que você acaba perdendo algumas sessões de treino.

De um modo geral, algumas pessoas gostam de recomendar a seus atletas que eles treinem logo pela manhã, pois dessa forma o treino é feito e assim, mesmo que surja algum novo compromisso ao longo do dia, o seu treino já está feito.

Em todo caso, não é todo mundo que se sente bem pela manhã. Algumas pessoas gostam muito de treinar na hora do almoço, outras já acham melhor treinar no final do dia após o trabalho. Certo ou errado, o melhor é o que funciona pra você, causando menos estresse em sua rotina e permitindo que você perca o menor número de treinos.

Seja lá qual for a sua escolha é importante se atentar a nutrição adequada para que você consiga tirar o melhor proveito dos seus treinos.

Treinar pela manhã

Quem opta treinar logo pela manhã, não pode se esquecer, que após uma boa noite de sono, as suas reservas de glicogênio nos músculos estão cheias, mas suas reservas de glicogênio do figado estão baixas. Se você começar a treinar em jejum, em pouco tempo se sentirá com fome e fraco.

O ideal é que você faça uma pequena refeição antes do treino, e após o treino você faça uma refeição mais substanciosa. Muitos atletas com estomago de avestruz não têm problemas de comer antes do treino, mas para a maioria dos atletas, comer muito antes de um treino pode significar passar mal. Normalmente atletas de ciclismo experimentam menos desconforto gastrointestinal, do que os corredores e nadadores.

Se você prefere treinar de manhã, mas não consegue comer muito, a dica é ingerir um suco, uma bebida esportiva (accelerade, carbup, gatorade…) um gel ou uma fruta. E logo após o treino tome o seu café da manhã normal. Essa pequena refeição garante energia para treinar com certa qualidade, e a refeição pós treino, ajuda a repor os nutrientes perdidos no treino e a recuperação muscular.

E para quem treina depois do trabalho?

Para muitos pode ser difícil sair para treinar de pois de um dia inteiro de trabalho, mas ainda sim, existem aqueles que preferem treinar no final do dia.

Apesar de o jejum nesse caso não ser tão grande, pois provavelmente você almoçou no meio do dia, ainda sim é necessário se fazer um pequeno lanche antes do treino. O ideal é que esse lanche se dê de 40-60min antes do treino.

Nesse caso, uma barra energética, um pequeno sanduíche ou um iogurte, pode dar conta do recado. Mas não se pode descuidar da hidratação ao longo do dia, pois muitos se esquecem de beber água durante o trabalho. Para isso tenha sempre ao seu lado uma garrafa de água, e beba de maneira regular ao longo do dia.

E você prefere treinar quando?

 Ainda não assina nossa lista de Email? Não perca tempo!

Conheça nosso serviço de assessoria esportiva!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *