Muita gente é escrava do volume no treinamento, pois acha que é impossível obter bons resultados sem fazer um grande volume de treino.
Quem pensa assim, pode estar se privando de treinar, ou de obter os mesmos resultados treinando menos.
A natação é um esporte um pouco diferente dos demais esportes do triathlon, pois a técnica têm uma influência muito maior sobre a performance, do que as outras modalidades.
Dessa forma, se você trabalhar um pouco mais de técnica em detrimento do volume total de treino, pode se surpreender com os resultados obtidos (Leia Como Nadar Mais Rápido Treinando Menos).
Outro adepto de não fazer muito volume é o Bi- Campeão mundial de Ironman Chris McCormack. McCormack, ou Macca como é popularmente conhecido no meio do triathlon, é um dos triathletas mais velhos da atualidade, e mesmo assim durante toda a sua carreira, ele pouco se lesionou.
Em entrevista recente ao site Triathlon Competitor, ele creditou isso, entre outras coisas, a uma atitude mais flexível em relação a sua planilha de treinos. Ele afirma que não se obriga a cumprir a planilha se não estiver se sentindo bem, o que exige que muitas vezes ele reagende seus treinos para outro dia.
Nadando com pouco tempo
Na natação normalmente as sessões padrão têm duração entre 45-60min. Uma sessão típica de natação deve incluir aquecimento, trabalho de técnica, parte principal e um desaquecimento. Isso numa situação ideal.
Para quem tem a agenda um pouco mais apertada, as vezes pode ser necessário sacrificar algumas coisas. E pode ser que você não consiga fazer trabalho de técnica ou de força (perna e braço) todos os dias. Mesmo assim é possível programar o treinamento de natação de maneira que seu organismo seja estimulado e continue melhorando.
Por exemplo, em um dia você pode aquecer-se e fazer como parte principal do treino, apenas o trabalho técnico. Já em outro, você pode fazer um curto aquecimento e ir direto para a série principal.
Imagine que você se aqueça em 10min. Nesse caso, ainda sobrariam pelo menos 20min para a série principal e 5min para o trabalho de desaquecimento.
Pensando que a distância da maioria dos triathlons de distância sprint ou olímpica tem um percurso de natação de 750-1500m, 20 min seriam mais do que suficientes para gerar adaptações para tais distâncias.
Dicas do Treinador Rodrigo Langeani
Eu sou um exemplo vivo de que é possível treinar em 30min, já que geralmente normalmente meus treinos não tem mais do que 40min.
Treino de natação de 30min 1:
Quando sem tempo costumo nadar 30min sem parar. Dessa forma consigo cumprir um volume consideravel no tempo disponível. Dependendo do dia, eu faço algo entre 2000-2200m em 30min.
Para manter o ritmo (e não perder as contas!) eu costumo nadar 25m em intensidade forte e 75m em ritmo moderado. Evite fazer essa sessão toda semana, pois sem um trabalho de correção de estilo, a tendência é de que sua técnica se deteriore com o passar do tempo.
Treino de natação de 30min 2:
400m variando estilo (aquecimento)
200m educativo
8-12 tiros de 100m c/ 20” de intervalo (tentar fazer a melhor média)
5min solto
Pense nisso!
Deixe um comentário