Sentar faz mal a saúde!

mesa para trabalhar em pé
Se você passa mais do que 6h por dia sentado, precisa se mexer.

Um artigo recente publicado no The NY Times com o Título “Sentar Mata”, relatou que aqueles que passavam mais do que 6h sentados e se exercitavam regularmente, sofriam mais riscos de sofrer de doenças cardíacas do que aqueles que passam menos do que 3h por dia sentados e não se exercitam.
Outro estudo que avaliou mais de 17.000 canadenses por 12 anos, descobriu que aqueles que sentavam mais tinham um maior risco de morte, independente do fato se faziam ou não exercícios .
De 2003-2004, uma pesquisa constatou que os Norte Americanos passam mais da metade do tempo que estão acordados de toda a sua vida, sentados.
O British Journal of Sports Medicine, publicou uma rtigo que descobriu que “depois de 4h sentado, o corpo começa a produzir alguns sinais preocupantes”, que fazem com que os genes reguladores dos níveis de glicose e lipídeos no organismo se desliguem.

Em alguns países, escritórios começam a se reconfigurar como uma tentativa de oferecer uma ambiente mais saudável aos seus funcionários, já que funcionários mais ativos (fisicamente) e saudáveis produzem mais.
Entre as alternativas está:

  • Permitir que o funcionário caminhe enquanto trabalha.
  • Mesas mais altas para o funcionário trabalhar em pé. Esse tipo de mesa chama Standing Desks (ou mesas de ficar em pé) em inglês. Sua proposta é promover uma maior gasto calórico e fazer com que a pessoa trabalhe em uma melhor postura. Já que mesmo em cadeiras e mesas ergonomicamente projetadas tendemos a ficar um pouco curvados para frente o que piora a postura e deixa a respiração mais curta.
  • Bolas ao invés de cadeiras. Substituir as cadeiras do escritório por Bolas de Pilates (ou bolas suíças) serve para forçar nossos músculos do core a trabalharem mais para equilibrar e estabilizar o corpo sobre a bola, além de promover um gasto calórico um pouco maior. Essa medida parece ser bem mais fácil, já que na maioria das vezes uma bola dessas custa bem menos do que uma cadeira de escritório.
  • Comidas mais saudáveis no escritório. Outra maneira mais convencional de tentar promover um ambiente mais saudável aos funcionários é oferecer comidas mais saudáveis (Não, a “tia do salgado”, definitivamente não é saudável).
  • Ginástica Laboral: Embora comum em muitos lugares,a ginástica laboral, na maioria das vezes tem o objetivo de fazer um trabalho de relaxamento ou trabalho compensatório às atividades que os funcionários normalmente exercem.
  • Grupos de Exercícios antes (ou depois do trabalho). Outra alternativa muito legal é promover grupos de exercícios para os funcionários da empresa, antes ou após o expediente. Hoje o mercado oferece diversas opções que vão desde alongamento, até grupos esportivos.

Em 2009, a porcentagem de pessoas obesas ou com sobrepeso nos Estados Unidos corresponde a mais de 63% da população adulta total. O Brasil ainda está um pouco longe dessa realidade, mas essa diferença diminui a cada ano.
Não tá na hora de mudar?

 

Mantenha-se atualizado!:

Tecnologia Google FeedBurner

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Artigo originalmente publicado no site Matpilates.com.br.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *