Na época que comecei a estudar Flauta, tive curiosidade e fui pesquisar a história do instrumento que eu estava começando a tocar, e esse estudo me levou a estudar vários outros tipos de flautas regionais (hoje tenho uma pequena coleção de flautas – por incrível que pareça ainda falta um Pífano Nordestino).
No estudo conheci a Quena, uma flauta peruana, que eu também acabei aprendendo a tocar. Me encantei pelo instrumento não só devido a beleza do som e à incrível extensão que o instrumento era capaz de produzir, mesmo tendo uma construção bem rústica. Daí para estudar a história Peruana e a cultura Inca foi um pulo.
Para quem não sabe a cultura Inca, foi uma das culturas mais complexas que já existiram com vários avanços em diversas áreas, arquitetura, matemática, musica, agricultura, escrita, comunicação…you name it! Pensa em uma área, e certamente os Incas desenvolveram algo de muito inovador.
Ainda não consegui realizar o sonho de explorar esse canto do mundo, mas achei esse vídeo que alimentou ainda mais minha vontade.
Deixe um comentário