Conrad Stoltz fala ao Espírito Outdoor

A partir de hoje o Espírito Outdoor fará uma série de artigos dedicados ao Xterra. Serão entrevistas, dicas e curiosidades. E para abrir a série nada melhor do que Conrad Stoltz, o atleta de Xterra mais famoso do mundo.

Conrad heartbreak hill
Conrad Stoltz

Se o Xterra tivesse um embaixador, provavelmente ele seria o sul-africano Conrad Stoltz, 3 vezes campeão mundial de Xterra. O atleta também conhecido como Caveman (homem das cavernas em inglês) falou em sua entrevista, exclusiva para o Espírito Outdoor, do seu início no esporte, seu treinamento, a construção da sua piscina na África do Sul (uma história engraçadíssima que será pauta de um artigo semana que vem) e seu papel no desenvolvimento de novos produtos esportivos junto a Specialized e AVIA seus patrocinadores.

Espírito Outdoor: Quanto tempo faz que você corre XTERRAs?

Conrad Stoltz: Eu comecei a participar de XTERRAs em 2001. Mas fiz meu primeiro triathlon quando eu tinha apenas 14 anos.

Espírito Outdoor: Qual a diferença entre um XTERRA e um triathlon normal?

Conrad Stoltz: O triathlon tradicional é uma prova para abaixar a cabeça e fazer o máximo de força que você conseguir. O treinamento é a mesma coisa. Chato e doloroso.

O XTERRA é muito empolgante. O ciclismo e a corrida são ao mesmo tempo técnicos e divertidos, mas também perigosos e dolorosos. As provas são muito diferentes umas das outras: pedras vulcânicas e areia como na prova de Maui, e em Richmond e no Alabama o percurso é muito técnico cheio de curvas entre as árvores. Outra coisa é que as pessoas no XTERRA são mais divertidas.

Espírito Outdoor: Como você divide a sua temporada?

Conrad Stoltz: Eu priorizo o circuito americano de XTERRA e o Campeonato mundial, mas sempre tento participar de outras provas divertidas que consigo encaixar no meu calendário como o XTERRA BRAZIL, que infelizmente não pude participar esse ano por estar machucado.

Espírito Outdoor: Li no seu blog que você passa parte da sua pré-temporada na fazenda dos seus pais na África do Sul. Como é treinar lá?

Conrad Stoltz: Lá é muito tranquilo. Construí minha própria piscina lá e descobri que fique mais em forma ao construir a piscina do que nadando! Lá tem apenas uma estrada que é de terra, os vizinhos mais próximos ficam a 8km de distância. Não temos energia elétrica apenas um pouco de energia solar. É muito relaxante.

Espírito Outdoor: Fale-nos da piscina que você construiu?

Conrad Stoltz: Deu o maior trabalho, e aprendi que o trabalho de construir uma piscina te deixa mais em forma que a natação em si.

 

Conrad's Poll in South africa
A piscina construida por Conrad Stoltz

Espírito Outdoor: Você pratica outros esportes na pré-temporada?

Conrad Stoltz: Sim, na pré-temporada eu anda bastante de moto (motocross). Ando de MTB com meu pai e meus amigos apenas por diversão. Também adoro fotografar e pescar (Conrad pratica Fly Fishing).

Espírito Outdoor: A musculação faz parte do treinamento de muitos triatletas. Você faz musculação?

Conrad Stoltz: Não, me canso muito com a musculação e não tenho tanta certeza se ela ajuda…

Espírito Outdoor: Quais ferramentas você usa para auxiliar o seu treinamento (monitores de FC, medidores de potência, GPS…).

Conrad Stoltz: Suunto t6 com Footpod para a corrida e Powertap (medidor de potência) para o ciclismo. Eu não gosto muito de treinar com números, mas meu técnico Ian Rodger da Cidade do Cabo gosta, então eu tenho que enviar os dados mais importantes para ele.

Espírito Outdoor: Você ainda usa as pedivelas POWERCRANKS no seu treinamento?

Conrad Stoltz: Sim, eu acho que o POWERCRANKS ajuda muito na minha corrida.

Espírito Outdoor: Quem são seus patrocinadores?

Conrad Stoltz: As bicicletas Specialized, os tênis AVIA, SUUNTO monitores cardíacos, Stuffitts, Clif Bar, Oakley, Squirt Lube e Profile Design.

Espirito Outdoor: Você participa do desenvolvimento de produtos dos seus patrocinadores?

Conrad Stoltz: Eu adoro ajudar na melhora dos produtos. Então, quando uma empresa me dá atenção eu dou o máximo de feedback para que eles possam melhorar os produtos.

Eu projetei o tênis para corridas em trilhas chamado AVIA AVI STOLTZ, o que foi uma honra muito grande. Tenho participado bastante também de testes para a Specialized, especialmente testando pneus e bicicletas aro 29.

Espírito Outdoor: Como é poder treinar de vez em quando com atletas como Burry Stander e Christoph Sauser (ambos campeões mundiais de MTB)?

Conrad Stoltz: Nós normalmente passamos algum tempo juntos durante a prova Sea Otter Classic e durante os testes de produtos (para a Specialized) em Stellenbosch. O treinamento deles é bem diferente do meu (por eu ser um triatleta) e cada um deles tem o seu próprio programa de treinamento. Nos dias de treino leve nós sempre treinamos juntos. Burry é incrivelmente habilidoso na lama! A equipe da Specializer(incluindo Todd Wells e Lene Byberg) é muito bacana e acho que é por isso que a Specialized é umas equipes mais legais de se competir.

Apesar de ter experimentado várias modalidades esportivas Conrad desde pequeno esteve ligado ás bicicletas

Espírito Outdoor: Como um atleta 3 vezes campeão mundial de Xterra, 2 vezes atleta olímpico e hoje o triatleta off-road mais conhecido do mundo, existe alguma outra prova que você deseja ganhar além dos Xterras?

Conrad Stoltz:Talvez algum 70.3. Eu havia planejado em fazer alguns esse ano – em Wildflower eu não estava em forma o suficiente e havia machucado meu pé no XTERRA ALABAMA quando pisei em um buraco, por isso minha corrida não estava boa o suficiente para eu competir com os melhores atletas de 70.3.

Espírito Outdoor: Como funciona a Stoltz Racing (assessoria esportiva de Conrad Stoltz)? Como sua experiência como atleta de alto nível auxilia os atletas amadores que você treina?

Conrad Stoltz: Infelizmente eu não tenho tempo para dar treino pessoalmente (em muitos países não há necessidade de ser formado em Educação Física para poder exercer a profissão de treinador esportivo), Amber Monforte, minha esposa (e Campeã Mundial do Ultraman) acompanha 4 atletas, mas eu os ajudo com posso. Especialmente com Taylor Seavey, com quem eu tenho pedalado muito e ajudado na técnica e nas táticas envolvidas em se competir em XTERRAs. Eu adoro ensinar as pessoas.

Espírito Outdoor: Temos visto você participado de alguns XTERRAs usando uma bicicleta aro 29, quando poderemos vê-lo competindo em Maui (onde é realizado o Campeonato Mundial de Xterra)?

Conrad Stoltz: Em 24 de outubro de 2010!

Bons Treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

 


Publicado

em

,

por

Comentários

6 respostas para “Conrad Stoltz fala ao Espírito Outdoor”

  1. Tweets that mention Entrevista com Conrad Stoltz no Por favor RT! — Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Pronadar and rodrigo, rodrigo langeani. rodrigo langeani said: Entrevista com Conrad Stoltz no @espiritooutdoor http://tinyurl.com/24otbo8 Por favor RT! […]

  2. Conrad Stoltz Xterra Triathlon World Champion » Interview with Espírito Outdoor

    […] Espírito Outdoor: Quanto tempo faz que você corre XTERRAs? […]

  3. Avatar de Luiz
    Luiz

    Muito bacana esta entrevista com o Conrad.
    Sou fã dele e das 29ers.

  4. Tweets that mention Espírito Outdoor » Blog Archive » Conrad Stoltz fala ao Espírito Outdoor — Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by rodrigo langeani. rodrigo langeani said: RT @espiritooutdoor: RT: @_xampa: Que reportagem !!!! Conrad Stoltz fala ao Espírito Outdoor – http://tinyurl.com/26rcptq #xterra #triathlon […]

  5. […] de homem das cavernas (caveman) já pertence ao Campeão mundial de triathlon Conrad Stoltz (Leia Conrad Stoltz fala ao Espírito Outdoor), mas talvez esse seja o melhor termo para definir minha experiência no esporte. Pratico esporte […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *