Você sabe o que é Massa Crítica?

Você sabe o que é Movimento de Massa Crítica? Ela acontece em todo mundo. No Brasil é mais conhecida com bicicletada. É um movimento sem organização centralizada e que funciona muito bem.

O movimento foi fundado por Chris Carlsson, escritor, editor e ativista que recentemente esteve em Manaus no TEDxAmazônia onde eu tenho muita vontade de participar. O movimento se iniciou em 1992, e hoje reúne na última sexta feira do mês, ciclistas para pedalar pela cidade e celebrar a ocupação do espaço urbano pelas bicicletas e seu uso consciente no trânsito.
Hoje o movimento se espalhou pelo mundo e acontece ao mesmo tempo em 300 cidades diferentes. No Brasil o Movimento de Massa Crítica acontece em várias cidades do país. Mas por aqui o movimento é mais conhecido por Bicicletada.

naked critical mass
A Bicicletada costuma acontecer de forma pacífica, mas em alguns lugares o pessoal é um pouco mais engajado

A Bicicletada é um movimento a partir do qual se formam outras estruturas como ONGs pró-bicicletas, grupos de pedais e associações em prol da melhoria de vida nas cidades.
Segundo Carlsson, “a vida de hoje está dividida em duas coisas: as coisas que fazemos por dinheiro e as coisas que fazemos porque acreditamos e gostamos”.
Segundo ele são as atividades do segundo tipo que proporcionam ganhos significativos não só para nossas vidas mas para o mundo.

Ficou animado?

  • Então, que tal organizar uma Bicicletada na sua cidade?
  • Que tal deixar o carro em casa, uma vez por semana, e ir trabalhar de bicicleta ou usando o transporte coletivo.

Para saber mais:

  • Bicicletada

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Comentários

7 respostas para “Você sabe o que é Massa Crítica?”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Pronadar, Rodrigo Langeani and Xterra Guy, Espírito Outdoor. Espírito Outdoor said: Você sabe o que é Massa Crítica http://dlvr.it/HSn86 #Featured #Headline […]

  2. Avatar de Mateus Manzini

    Muito bom o artigo. Mostra que podemos mudar para melhor o nosso trânsito e de uma maneira geral as nossas vidas. Em minha cidade, São Carlos, existe a Associação Sãocarlense de Ciclismo que apóia iniciativas com objetivos semelhantes ao da Bicicletada. Essa associação se formou através da união de pessoas que de formas diferentes são envolvidas com a bicicleta: lazer, turismo, transporte e esporte. Para o tema aqui tratado, existe o frente de Mobilidade Urbana, a qual, iclusive, nessa última sexta-feira, ajudou a estruturar um passeio ciclístico com os calouros de engenharia ambiental da USP. Disponibilizamos bicicletas, capacetes, passamos dicas, monitoramos o passeio e fizemos ajustes gerais nas bikes. Uma bicicletaria de São Carlos apoiou o evento cedendo lanches.
    Foi muito bom e fácil de organizar! Vale a pena lutar pela causa do direito dos ciclistas, no fundo ela é o direito que todos nós queremos ter garantido: o de termos uma cidade agradável em que possamos trafegar sem medo.

  3. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Muito legal o post. Estava super interessada sobre esse movimento, quando recebi o email sobre o post novo e vim correndo dar uma olhada.
    Aqui na minha cidade não temos nada do tipo, mas me interessaria muito em fazer parte se tivesse. Adoro esportes e só não pedalo mais porque eu tenho medo do trânsito. Bom, e qual não foi a minha surpresa ao ler uma matéria hoje dizendo que DEZENAS de ciclistas foram atropelados em porto alegre essa semana durante uma manifestação da Massa Crítica. Um cara (ACÉFALO) simplesmente passou por cima de todo mundo de carro!!! Meu, nessas horas que eu vejo que grande p**** é a mentalidade e cultura da maioria das pessoas nesse país. Enquanto em países autoritários milhões de pessoas tem saído às ruas ultimamente, reivincando seus direitos de forma pacífica, aqui, as pessoas saem para se divertir e p/ lutarem por um espaço que já é delas por direito (afinal, as ruas são feitas para os ciclistas TAMBÉM!), e o que acontece? Quase são mortas!
    Engraçado é que vai aparecer muita gente reclamando que os ciclistas estavam atrapalhando o trânsito durante a manifestação, impedindo a passagem dos carros. Mas diariamente os carros não prejudicam a passagem dos ciclistas?
    Depois dessa tragédia, dou muito mais apoio e razão à Massa crítica. E que o movimento não fique abalado depois desse evento revoltante.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Natália, obrigado pelo comentário, são esses feedbacks que nos motivam a continuar escrevendo. Na minha cidade também não tem Bicicletada. Mas mês que vem tentarei reunir alguns amigos na última sexta do mês para pedalar pela cidade. Talvez consiga umas 10 pessoas, mas acho que já será um começo.
      Se puder compartilhe o artigo com mais pessoas.
      Abração e prazer em conhecê-la!

  4. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Oi Rodrigo,o prazer é meu, apesar de eu já ter comentado em outros posts aqui antes, heheh
    acho super legal vc começar a agitar o pessoal da sua cidade. primeiro começa com 10, depois o número vai aumentando…acho muito bacana, ainda mais porque a ideia não é apenas fazer um passeio, mas ir mobilizando as pessoas para um novo tipo de consciência e de hábito. aqui na minha cidade eu não conheço uma galera que ande de bike, apenas vejo um pessoal pedalando (na verdade, treinando) na marginal, enquanto eu corro. sempre tenho vontade de ir conversar com eles, mas a timidez sempre fala mais alto, heheh (mas por pouco tempo)
    Depois desse triste episódio em Porto Alegre me senti ainda mais motivada a utilizar a bike como meio de transporte. Acho que é uma forma de sair do discursinho burguês-ecológico que só fica na teoria e não faz nada de concreto para transformar a realidade.
    Qual a sua cidade? Quem sabe quando for aí eu não pedalo com vcs!
    Li o comentário acima, do Mateus, e é uma pena que não eu não more mais em Sanca, porque senão já estaria dentro com certeza! =)
    abs

  5. Avatar de Ricardo Maimone
    Ricardo Maimone

    Rodrigo,,, Parabéns pela iniciativa , e o dia que marcar a bicicletada aqui em Rio Preto, pode contar cmg!!!

  6. O Espírito Outdoor está em festa: 100 artigos! | Espírito Outdoor

    […] Artigo mais twittado: Você sabe o que é massa crítica? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *