4 Coisas que todo o triatleta deveria se preocupar

A revista Triathlon Competitor publicou na semana passada um artigo muito bom descrevendo quais deveriam ser as metas principais dos triatletas. Achei o artigo muito legal e pensei que as dicas vem ao encontro de com minhas convicções.

dicas para temporada triathlon
Com essas 4 dicas você pode ter a melhor temporada de sua vida

1- Correr melhor no triathlon

Todo triatleta, por mais experiente que seja, já experimento a sensação de correr depois da bike. Nós triatletas sempre saimos para correr com as pernas cansadas, então é necessário treinarmos para conseguirmos correr rápido mesmo quando cansados.
Para isso é necessário que o atleta realize treinos de transição, treinos onde combinamos a corrida com o ciclismo. Outra opção que é usada por muitos triatletas é fazer um pequeno treino leve de ciclismo, como aquecimento, antes do seu treino longo de corrida.
Artigo relacionado: Dicas para largadas e transições

2 – Melhorar sua natação

Na minha opinião a natação é a parte mais subestimada do triathlon pelos atletas iniciantes, mas entre os treinadores de triathlon temos um ditado básico que diz: “Quem não nada não compete, quem não corre não ganha!”. É isso é a mais pura verdade, se você não nada bem dificilmente irá se sair bem na prova. Existem muitos atletas com desempenhos muito bons no ciclismo e na corrida que não conseguem pegar podium e muito menos classificar para o Ironman Hawaii. Mas o que poucos sabem é que a natação é a modalidade mais fácil de melhorar.
Aqui no Espírito Outdoor, escrevi muitos artigos no ano passado para tentar mudar essa mentalidade dos triatletas. Vale a pena dar uma olhada na série de 6 artigos Como ensinar um triatleta a nadar em 6 semanas, Treinos de Natação para Ironman  e Como fazer um triatleta nadar mais rápido.
Outra idéia legal é participar de algumas maratonas aquáticas e provas de piscina para ter a experiência de nadar com nadadores mais fortes. Tenho certeza que será uma experiência muito rica de aprendizado.

3 -Ter mais tempo para treinar

Tenho a impressão que a cada ano que passa, nossa vida fica mais corrida. Para lidar com isso, tento simplificar ao máximo minha rotina de trabalho e fazer treinos de qualidade.
Para quem chegou agora aqui no Espírito Outdoor, procure ler os artigos Dicas para atletas sem tempo, Dá pra treinar ciclismo com pouco tempo?, Como treinar corrida com pouco tempo, Como nadar mais rápido treinando menos.

4 – Economizar dinheiro

Tenho que admitir: o Triathlon é um esporte caro. Mas existe maneiras de gastar menos planejando melhor seu calendário de provas (eu tento sempre que posso conciliar as provas principais com minhas férias), comprar apenas os equipamentos essenciais (preciso mesmo de mais um short de corrida, ou outra meia de compressão?).
Para os iniciantes isso pode significar começar a treinar com sua mountain bike velha. Sem problemas, mais pra frente, quando você estiver mais envolvido no esporte pode investir numa bicicleta melhor.

Artigo relacionado: 8 dicas para o seu primeiro triathlon

E você, quais são suas metas para esse ano?

Conheça nossa Assessoria Esportiva

Fonte: Revista Triathlon Competitor

Comentários

3 respostas para “4 Coisas que todo o triatleta deveria se preocupar”

  1. Avatar de Rubens Mendonça

    Gostei do post.
    Simples, sem enrolação e com dicas práticas.
    Abraços

  2. Avatar de rodrigo farinelli
    rodrigo farinelli

    Curti muito o post. Faço corrida a 2 anos e quero migrar para o Triatlon, o problema é que estou totalmente sem grana pra investir na bike para o esporte.. lendo aqui vi que posso comçar co uma mais simples mesmo. Até porque não tenho pressa em competir ainda.

    abz

  3. […] é uma boa pergunta. Ja escrevi outras vezes ( Erros mais comuns dos triatletas de primeria viagem, 4 coisas que todo o triatleta deveria se preocupar,  Táticas de Prova) afirmando que não devemos experimentar coisas novas às vesperas da […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *