Como evoluir no ciclismo de maneira mais rápida

sr-maglia-rosa
A otimização do treino é fundamental para você melhorar a sua performance.

Esse pequeno texto pretende muito mais ser uma ajuda ao ciclista iniciante do que uma metodologia aos já introduzidos ao mundo do treinamento sistematizado. Portanto, não procure aqui um guia irrestrito aos seus treinos, mas sim uma reflexão acerca da forma de realizá-los.

Para se tirar o maior proveito do tempo que se passa treinando com objetivo de rendimento no ciclismo, é importante que se pense em alguns aspecto relevantes ao dia a dia de treinos. Selecionei aqui cinco aspectos que acho fundamentais: 1) objetivos do ciclista; 2) experiência do ciclista; 3) o que treinar; 4) quanto treinar e 5) quando treinar. Cada um desses aspectos complementa o outro.

Fatores fundamentais do treinamento para ciclismo

1. Objetivos do Ciclista

Essa informação direcionará todo o treinamento. Se você não sabe para o quê está treinando, dificilmente saberá se chegou a algum lugar. Dica: trace objetivos e busque conquista-los. A definição de metas aumenta a motivação e direciona seus treinos.

2. Experiência do Ciclista

Cada pessoa tem uma vivência diferente no esporte, e isso faz grande diferença. Isso influencia tanto no desenvolvimento de aspectos técnicos, táticos e físicos do atleta. Dica: procure se comparar a ciclistas mais experientes do que você para ver onde você pode melhorar; converse com esses ciclistas. Acima de tudo, respeite sua experiência para pensar em sua preparação.

3. O quê treinar?

Um dos princípios do treinamento desportivo é a “especificidade”. Uma das coisas que esse princípio diz, é que o atleta precisa, na maioria das fases de sua preparação, trabalhar não só os aspectos metabólicos, como também os neuromotores relacionados ao esporte que pratica. Dica: analise e entenda como são os esforços e demandas técnicas e táticas de seu objetivo. Objetivos diferentes requerem treinamentos diferentes!

4. Quanto treinar?

Aqui temos que levar em consideração os seus objetivos e sua experiência. Se seu objetivo é cumprir uma prova de 140km com 4000m de desnível positivo acumulado, ou você já tem um bom tempo de pedal e foca seus treinos para esse tipo de prova, ou você precisará de bons meses para entrar em forma para aguentar o “tempo de selim” e essa quantidade de subidas!

Para os atletas que treinam comigo em minha Assessoria Esportiva, utilizamos algumas ferramentas avançadas de controle de treinamento para determinar a carga exata de treino para otimizar a evolução do treinamento.

Dica: não imagine que você precisa treinar todos os dias na intensidade e volume (tempo ou distância dos treinos) do objetivo que você busca enfrentar. Se fizer isso entrará em colapso rapidamente (overtraining). Procure aumentar gradativamente o volume dos treinos e module a intensidade de acordo com sua performance atual, sempre tendo em vista a meta que quer alcançar.

Dica Pro: Se você estiver realmente focado em evoluir no esporte precisa ter acompanhamento profissional nos seus treinos.

5. Quando Treinar?

Com a evolução da ciência e dos recursos tecnológicos o treinamento deixou o campo do empirismo e ganhou a capacidade de periodização. Hoje no trabalho com meus atletas na Viiva Assessoria Esportiva conseguimos dividir a rotina de treinos em momentos ditintos, sempre objetivando picos de performance.

Há inúmeras formas de planificar a rotina de treinos de um atleta, mas o principal é entender que a preparação é feita utilizando-se diferentes volumes e intensidades ao longo do tempo.

Dica: em toda temporada faça um período de Treino de Base, que é o momento onde se prepara o organismo para receber estímulos de maior intensidade. Geralmente esse período conta com treinos mais extensos e exercícios para ganho de velocidade de perna, técnica, resistência muscular, resistência aeróbica etc.

A Base pode durar de 4 a 12 semanas e ser realizado mais de uma vez durante o ano, dependendo de seus objetivos. Somente depois de ter se alicerçado com o período de Base, comece os treinos específicos que você viu como desenvolver no item 3.

Força nos treinos e foco na meta!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça nossa Assessoria Esportiva!


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como evoluir no ciclismo de maneira mais rápida”

  1. Avatar de Ivan Gomes Jr
    Ivan Gomes Jr

    otimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *