Para você não perder tempo trazemos aqui as principais dicas para uma maratona de mtb. Se você pretende correr uma dessas provas ou um stage race, não perde tempo e comece a ler!
Para se preparar para uma prova de MTB Maratona é recomendado que o atleta comece sua preparação de 12-24 semanas antes do dia D (dependendo do nível do atleta, menos tempo para atletas mais experientes mais tempo para atletas iniciantes).
Em se tratando de uma prova de MTB você também terá que desenvolver sua técnica para não sofrer tanto no dia da competição lembrando que descer e empurrar nas partes mais difíceis do trajeto da competição será sempre uma opção e muitas pessoas o fazem.
Conheça nossos planos de treinamento para Mountain Bike Maratona
Aqui vão nossas dicas para você se preparar para uma maratona de mtb:
- Comece a treinar cedo: quanto mais cedo você começar a treinar melhor você conseguirá estar no dia da sua competição. O ideal é que sua preparação comece de 3 a 6 meses antes da sua data alvo.
- Saiba o que você vai enfrentar: ter as informações corretas a respeito das condições da prova fará com que você se saia melhor. Por exemplo, se você for fazer uma prova onde predominem as subidas e não tiver treinado corretamente para esse tipo de relevo ou não tiver a relação de marchas adequadas para as montanhas poderá sair em desvantagem já na largada. Procure adequar o seu treinamento e seu equipamento para o que você irá encontrar no dia da sua competição. Veja nosso calculador da relação ideal para MTB.
- Melhore sua técnica: É importante que você tenha confiança para enfrentar os trechos mais técnicos do percurso sem muito estresse. Descidas e subidas íngremes, trechos de areia fofa, pedras e curvas acentuadas devem fazer parte do seu repertório. Inscreva-se na Escola de MTB para receber nossas dicas de pilotagem.
- Saiba fazer pequenos reparos: Todo ciclista deve saber trocar pneus, regular um freio e no caso dos mountain bikers saber remendar uma corrente. Melhor ainda se você conseguir fazer essas coisas de olhos fechados e com uma mão nas costas. Aprenda a fazer os reparos e tenha o material necessário com você no dia da prova.
- Faça o reconhecimento do percurso: Chegue 1 ou 2 dias antes para conhecer o percurso da prova. Ou tente fazer um treino no local da sua competição durante sua preparação. Isso é ótimo para montar sua estratégia de prova e para ajudá-lo a ajustar seu equipamento de forma adequada (escolha de pneus, calibragem, escolha da relação, ajuste da suspensão…).
- Acostume-se a comer: Em provas longas a nutrição e a alimentação são fundamentais para o seu sucesso. Não deixe para o dia da prova para descobrir que seu estômago não tolera determinado tipo de alimento. A alimentação também faz parte do treino. Leia também nosso artigo sobre como o que comer no dia da competição.
- Monte seu apoio: em provas longas ter alguém fazendo apoio durante a prova pode ser a diferença entre o inferno e o paraíso. Esse tipo de ajuda durante a prova garante que você se hidrate e alimente-se melhor. Mas fique atento, alguns provas não permitem ajuda externa sob pena de desclassificação. Informe-se.
- Treine a noite: se a competição for longa a ponto de ter trechos noturnos faça treinos a noite para se habituar a pedalar no escuro com as luzes dos seus faróis. A noite a história muda!
- Tenha roupas adequadas: uma boa bermuda é condição básica para o seu sucesso numa prova longa. Saiba a temperatura prevista para o dia da prova e vista-se apropriadamente para a ocasião.
Bons treinos!
Deixe um comentário