O ex-ciclista e agora triatleta norte americano, Lance Armstrong foi banido do Triatlo e pode perder os seus 7 títulos do Tour de France. Lance, foi novamente acusado de Doping. Dessa vez as acusações incluiriam “manipulação sanguínea, incluindo o uso de EPO e/ou transfusão de sangue”. EPO é a sigal da eritropoetina, uma droga usada para aumentar a produção de glóbulos vermelhos, o que aumenta muito a performance do atleta.
Segundo a USADA, Armstrong e mais cinco elementos de sua equipe (Três médicos, um treinador e um diretor) envolveram-se num esquema de doping de 1998 a 2002, que teria incluido mais de dez ciclistas. No caso de Armstrong, a acusação diz que ele usou EPO, transfusões sanguíneas, corticoesteróides, testosterona e outras substâncias para ocultar o uso de drogas. Todos os acusados foram afastados de competições esportivas. Se a acusação for realmente aceita no tribunal (Lance tem ainda o direito de apelar da decisão), o maior ganhador de Tour de Frances da História, mancharia muito a sua carreira. A acusação completa pode ser lida aqui
Para os entusiastas do esporte, Lance Armstrong virou uma espécie de messias. O Ciclista que superou o cancer e venceu o Tour de France, e agora vence triathlons, é inspiração para muitos atletas amadores. Desde o gordinho que começa a caminhar para perder peso, até aqueles que já são iniciados do esporte, todos se inspiram na filosofia de Lance Armstrong de superar a dor para vencer.
Sua frase “O Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre”, talvez seja a frase motivacional mais usada no esporte nos dias de hoje.
Se as acusações se provarem verdadeiras, isso irá frustar milhões de fãs do atleta no mundo todo.
O site Science of Sport, publicou uma comparação com os tempos dos melhores escaladores do Tour de France de 2010, comparados com os tempos dos melhores escaladores de 1996 a 2006. A descoberta foi de que os tempos em 2010 eram 5% piores do que nos anos 1996-2006.
Qual é a razão disso, uma vez que em 2010 a nutrição esportiva, os métodos e ferramentas de treinamento e as bicicletas eram melhores (e mais leves no caso das bicicletas) e mesmo assim o resultado dos ciclistas foi pior?
A resposta a questão seria o DOPING dos atletas de 1996-2006, já que a partir de 2008 foram iniciadas medidas mais severas e efetivas do controle anti-doping e isso teria dificultado o doping (ou a tentativa de) dos ciclistas em questão.
E o Lance Armstrong, o que disse dessa história?
Lance afirmou em sua pagina pessoal que a decisão foi tomada por uma instituição que teria regras “auto escritas”, que datam de mais de 16 anos atrás para o impedir de competir no triathlon e tirar seus títulos do tour de france. Lance voltou a afirmar que já foi testado mais de 500 vezes e nunca falhou em nenhum dos testes. E você o que acha?
Bons treinos!
Deixe um comentário