Protetor Solar: você vai querer usá-lo em todos os seus treinos

protetor solar

Em 2010, escrevemos sobre os cuidados básicos que os atletas devem ter para evitar o câncer de pele, mesmo assim muitos atletas não levam o assunto verdadeiramente a sério e continuando saindo para treinar sem proteção solar.

O fato é que o número de casos de Câncer de Pele tem aumentado muito nos últimos anos, e segundo especialistas, deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Muita gente não sabe mas os raios ultravioleta (UVA e UVB) são os responsáveis pelas queimaduras de pele e o câncer de pele, mas também causam o envelhecimento precoce dos tecidos.

Para evitar os efeitos nocivos dos raios Ultravioleta três coisas são importantes:

  • Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários mais nocivos.
  • Proteger-se do sol com roupas, chapéus e óculos de sol.
  • Passar filtro solar diariamente.

Todo mundo já ouviu falar da importância do filtro solar, mas ainda sim, existem muitos mitos a respeito do assunto.

Já sou moreno, não preciso usar protetor solar

Quisera eu que isso fosse verdade, mas a Sociedade Americana de Câncer, afirmou que mais de 2milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele todos os anos. Desses, 76mil sofrerão de melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, sendo que 9.200 pessoas morrerão.

Uma pele mais morena, oferece uma base de proteção um pouco maior do que uma pele clara, mas não uma barreira intransponível para os raios UV.

O recomendado pelos dermatologistas é aplicar um protetor solar que ofereça um fator de proteção de pelo menos 30. O filtro solar de fator 30 irá bloquear 96% dos raios nocivos do sol. Se puder dê preferência a produtos que não saiam na água, assim a aplicação ficará mais tempo na sua pele, mesmo que você transpire um pouco.

Aplicando a quantidade recomendada de filtro, teríamos que gastar quase meio pote de protetor para proteger o corpo todo. No entanto, podemos apenas aplicar o filtro nas áreas mais expostas do nosso corpo e proteger o restante com roupas, e bonés. Não esqueça de aplicar filtro solar nas orelhas e nem um protetor labial.

 Passei protetor solar de manhã. Estou protegido o dia todo.

O seu protetor solar, infelizmente não dura o dia todo. É preciso reaplicá-lo a cada 3-4 horas. Para o pessoal que vai fazer treinos longos de bike, vale a pena levar o protetor solar no camelback e reaplicá-lo no meio do treino.

Eu gosto também de usar um manguito para proteger meus braços do sol, nos treinos de pedal e corrida.

 

O tempo está nublado. Não preciso passar protetor.

ciclista com queimaduras do sol.
Sair para pedalar 5h e não passar protetor solar: queimadura na certa!

Essa eu aprendi da maneira difícil, no dia de um pedal longo de 5 horas, eu resolvi que não precisava passar protetor solar, lição aprendida, nunca mais faço isso.

Saiba que o clima pouca diferença faz para bloquear os raios UV. Em um dia muito nublado, a emissão de raios UV, diminui pouco menos do que 20% da radiação solar.

Em lugares com água, neve ou areia a luz é refletida nas superfícies e com isso o sol queima mais. Em grandes altitudes a radiação solar também é mais forte (também estamos mais perto do sol).

 

Protetor com fator acima de 30 é desperdício!

Isso é parcialmente verdade. Um fator de proteção 90 oferece apenas 3% de proteção a mais do que o fator 30. Para alguns a diferença não é significante, mas imagina esses 3% acumulados ao longo de toda a sua vida. Pensando assim, esses 3% podem fazer uma grande diferença lá na frente da sua vida.

Agora tenho certeza que você irá pensar duas vezes antes de sair para treinar sem protetor solar!

Fonte: Gizmodo

Gostou de nossos artigos? Então dê uma ajuda e compartilhe o artigo em seu facebook (clicando no ícone).


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *