Se você havia prometido voltar a correr, acabaram-se as desculpas. Veja minhas dicas para você voltar a correr de maneira segura e recuperar a forma física perdida.
- Treine com orientação: Treinar com um treinador especializado ou uma assessoria esportiva que consegue adaptar os treinos 100% às suas necessidades é sempre a melhor opção. Dessa forma você minimiza seus riscos de se lesionar e não atingir as suas metas.
- Comece devagar: Normalmente ao retomar as atividades físicas as pessoas estão acimado peso. Correr com excesso de peso coloca stress adicional em suas articulações. Para evitar se machucar com o excesso de impacto, tente evitar correr mais do que 20min nas 2 ou 3 primeiras semanas de treino.
- Participe de um grupo: As pessoas tendem a se sentir mais felizes, motivadas e treinar melhor se estiverem em grupo. Treinando melhor, conseguimos melhores resultados, o que recompensa o esforço e aumenta a vontade de continuar treinando.
- Treine com a frequência cardíaca baixa: ao retomar as atividades sempre recomendo a meus alunos que treinem em frequências cardíacas baixas (60-80%). Assim dá se a chance dos músculos, tendões e articulações adaptarem-se aos impactos da corrida, já que o impacto é maior correndo em altas intensidades.
- Recupere-se bem: Ao retornarmos aos treinos, a vontade de recuperar o condicionamento perdido é grande. Mas lembre-se que os dias de descanso são essenciais para a prevenção de lesões e para o seu desenvolvimento contínuo. Evite correr em dias seguidos e tente fazer pelo menos 2 dias de descanso total nas 3 primeiras semanas.
- Faça treinos complementares: Após 2 semanas de treino, você pode substituir os dias de descanso por atividades complementares como a natação, a musculação e o ciclismo. Dessa forma você permite o corpo se recuperar do desgaste da corrida ao mesmo tempo que queima calorias, desenvolve a musculatura e contribui para a melhora do condicionamento físico.
- Participe de provas com moderação: Para muitos participar de provas de corrida de rua é a maior forma de motivação. O ambiente de competição das provas permite testar nossos limites e superar desafios. Para quem está retornando às atividades, é ai que mora o perigo, pois o organismo ainda não está preparado para correr forte e assim o risco de lesionar-se é maior. Se quiser participar de uma prova, corra sem se preocupar com o tempo e tente limitar seu ritmo pelo frequencímetro. Não sabe usar o seu frequencímetro? Então não deixe de ler o nosso artigo que ensina como usar um monitor cardíaco.
- Quando estiver bem condicionado leia nossas dicas sobre o treinamento intervalado.
Conheça nossa Assessoria Esportiva!
Deixe um comentário